TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a história do direito do trabalho

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: DIREITO DO TRABALHO

NOME

RA

RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DO DIREITO DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO

Sabemos que o direito do trabalho passou por varias etapas até ser o que é hoje em dia, sendo quatro delas muito importante para a evolução histórica como, por exemplo, a escravidão, a servidão, as corporações de oficio e a revolução industrial. Porém no inicio de tudo, não se havia direito algum, apenas a necessidade de satisfazer a fome e sua defesa pessoal como à caça, pesca, luta contra o meio físico, animais e seus semelhantes, tendo muito tempo depois o sistema de troca e o regime de utilização para beneficio próprio através do trabalho alheio.

Com a evolução da história foram se passando essas etapas, tais como a escravidão, em que na época a pessoa física era tratada como coisa e não como sujeito de direito, sendo assim uma mercadoria, e seu esforço e a produção de seu labor, destinado para o seu proprietário.

Teve-se na idade média a servidão que nada mais era do que serem escravos, mais não possuindo a condição jurídica de escravo, devido a serem livres, porém necessitavam de trocar o trabalho feudal, por moradia, alimento, e proteção dos senhores feudais.

Vindo depois às corporações de oficio, sendo a união de trabalhadores de cada classe em que se encaixavam, buscando direitos e mais independência, sendo assim, não trabalhando mais para alguém em troca de alimentos e moradia e sim exercendo sua profissão de forma organizada, porém ainda não se tinha alcançado uma inteira liberdade.

E ocorrida no século XVIII à revolução industrial com a descoberta da máquina a vapor, tendo então a necessidade de pessoas para operar as máquinas, assim então foi se dando inicio ao trabalho assalariado, dessa forma a revolução industrial foi o marco propulsor do Direito do Trabalho.

Tendo então sempre o trabalho realizado por uma pessoa física, sendo a relação, de prestação de algum serviço, remunerado com o pagamento de salário, e com o direito do trabalho formado de princípios e normas, criando e disciplinando direitos, deveres e sanções entre o empregado e empregador.

<http://uniritter.blogspot.com.br/2013/03/resumo-sobre-historia-do-direito-do.html>. Acessos em: 25 de março de 2015.

<http://pt.slideshare.net/professorluizhenrique/aula-1-histria-do-direito-do-trabalho>. Acessos em: 25 de março de 2015.

<http://www.nehscfortaleza.com/projetos_pesquisas_arquivos/projetos_pesquisas_012.htm>. Acessos em: 25 de março de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com