TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAFO - Grupo LGBT

Por:   •  26/11/2017  •  Artigo  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

GRUPO DE LÉSBICAS SAFO E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA DEFESA DOS DIREITOS, DA CIDADANIA, DO EMPODERAMENTO E DA VISIBILIDADE LGBT EM VITÓRIA DA CONQUISTA.

   Na esteira da luta e da escassez de entidades de fortalecimento da visibilidade de LGBTS na cidade de vitória da conquista, criou-se em 2008 o grupo lésbico SAFO. A organização foi elaborada com o intuito de promover a efetivação de direitos, cidadania, dignidade social, empoderamento e a promoção da saúde de mulheres homoafetivas. Em âmbito geral o SAFO tem o objetivo de lutar por uma sociedade com mais isonomia e menos discriminação no que se refere ao público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros.

   Antes de continuar a descrever as ações realizadas pelo grupo em questão, importa responder uma indagação na pesquisa metodológica. Por que o uso da designação SAFO para se referir a uma instituição de lésbicas? Na verdade a expressão remonta a Safo de Lesbos, considerada a maior poetisa da antiguidade, ela provavelmente nasceu no século VII a.c, na ilha grega de Lesbos. Conta a história que Safo mantinha vários relacionamentos com outras mulheres, daí originando, também, uma de suas grandes inspirações para escrever.

   A etimologia da expressão “lésbica” para descrever relacionamentos homossexuais origina dos poemas de Safo. Como já foi dito ela era da ilha grega de Lesbos, sendo que na Grécia antiga o termo lésbica se referia a ‘mulheres da ilha de “Lesbos”.

   Voltando a discorre sobre o paradigma LGBT na cidade de vitória da conquista, é imprescindível falar da figura de Rosilene Santana.

   Rosilene, fundadora e coordenadora do grupo SAFO é uma conhecida ativista pelos direitos dos LGBTS, mas também luta contra a discriminação direcionada a pessoas de religiões com matriz africana; além de buscar uma consecução da igualdade material de gênero.

   No ano de 2013 Rosilene e a sua esposa Eliana Souza protagonizaram em Vitória da conquista o primeiro casamento homoafetivo do interior da Bahia. Diante desta importante vitória Rosilene assim se expressou: “Para nós, foi um marco. É mais uma prova de que nós existimos e vamos continuar lutando, até vencer”.

   Além de ser protagonista do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo do interior da Bahia, Rosilene Santana (coordenadora do SAFO) e o grupo SAFO realizaram em abril de 2010 a primeira parada do orgulho em ser LGBT de Vitória da conquista, sendo a primeira parada do Brasil a ter uma frente organizadora composta apenas por mulheres.  

   Um personagem de destaque que apoia ativamente as realizações das paradas LGBTS pelo grupo SAFO em Vitória da Conquista é André Cairo, conhecidíssimo ativista da cidade com o seu “Movimento Contra a Morte prematura” (MCMP). Para ilustração na primeira edição em 2010 Cairo foi para as ruas fantasiado de “Bat Gay”, na segunda foi de “Super Gay”, ou seja, André Cairo é presença marcante na defesa da diversidade em Vitória da Conquista e serve para reforçar a imprescindível visibilidade das minorias em nossa cidade.

   De 2010 a 2015 Vitória da conquista sediou seis paradas LGBTS e em todas elas Rosilene Santana e o Grupo SAFO esteve presente em sua composição, contando, inclusive, com o apoio da prefeitura municipal nas seis edições do evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com