TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGUE CORREÇÃO DO TRABALHO APLICADO SEXTA-FEIRA

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

SEGUE CORREÇÃO DO TRABALHO APLICADO SEXTA-FEIRA ( 01 DE ABRIL):

  1. Sobre as relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se afirmar que:

a) A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.

b) A sociologia só é capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes.

c) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.

d) A questão das mudanças sociais é um tema que se tomou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar “era pós-industriale globalização.

e) A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.

  1. Considerando o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir:

I – Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.

II – Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vidente em benefício das classes dominantes.

III – A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.

IV – A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão;

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

  1. I e II       B) I, II e III          C)  I, II e IV          D) II e IV              E)  II, III e IV

  1.  O objeto da sociologia pode ser reconhecido pelo poder de coerção externa que exerce ou é capaz de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder se reconhece, por sua vez, seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela resistência que o fato opõe a toda tentativa individual de fazer-lhe violência.

 De acordo com essa afirmação identifique seu idealizador e explique as principais características.

Weber, que conceituava: É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo  uma coerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.

Pode-se destacar suas principais características:

 EXTERIORIDADE: Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, pois quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada.

COERCITIVIDADE: A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades ou escolhas;  

GENERALIDADE:   Repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles. Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo;

04) Segundo Durkheim : O crime é normal, necessário e útil, sendo que muita vezes, ele constitui uma simples antecipação da moral futura. Apesar dessa conceituação não se coadunar com os princípios éticos e morais da sociedade moderna, quais os fundamentos demonstrados por Durkheim?

Durkheim classifica fatos normais como  fatos generalizados ou aqueles que contribuem para a adaptação ou evolução da sociedade (incluindo os que provocam sanções). Assim para que se caracterize um fato patológico, segundo o autor, seria necessário a presença da característica da  transitoriedade e excepcionalidade, além de ameaçar a harmonia e o consenso da sociedade, extrapolando os limites estabelecidos pela ordem social e/ou pela moral vigente, pois enfraqueceriam  os órgãos vitais de uma sociedade, levando-a a um estado de caos ou anomia.

05) De acordo com o pensamento de Parsons como podem ocorrer mudanças sociais?

Através da interação social. Isto porque  toda ação social é caracterizada pelo processo de interação, em que cada ator (ego) se dirige sempre a outra pessoa (alter) levando em consideração as reações desta pessoa, assim como  influências que poderá exercer sobre ela.

A observância dessa cultura comum é condição necessária para que o ego seja compreendido pelo alter para que o ego obtenha o tipo de reação que espera do alter. Assim, irá surgindo um padrão de expectativas mútuas que se transformam num conjunto de normas aceitas por ego e alter, como obrigatórias para si próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (355.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com