TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aplicado

Por:   •  8/11/2019  •  Monografia  •  8.230 Palavras (33 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

Trabalho Aplicado

Luísa Gonçalves Rosa Carbonell

Análise do Negócio

Whirlpool

São Paulo

2018


Sumário        

Sumário Executivo        3

1 O Modelo de Negócio        5

1.1 A Origem do Negócio        5

1.2 Missão, Visão e Valores        5

1.3 O Modelo de Negócio da Empresa        6

1.4 Proposta de Valor        8

1.5 Descrição do Mercado e Perfil do Consumidor        9

2 Ambiente Externo        11

2.1 Análise do Ambiente Externo e Principais Tendências        11

2.2 Forças Macroeconômicas        12

2.3 Análise do Ambiente Competitivo        13

2.4 Fundamentos do Plano de Marketing        16

2.5 Vantagem Competitiva do Modelo de Negócio        18

3 Análise Financeira        19

4 Estratégia Competitiva        23

4.1 Análise do Modelo de Negócio        23

4.2 Análise do Cenário Competitivo        24

5 Fatores Críticos de Sucesso para o Negócio        25

Conclusão        27

Referências        29


Sumário Executivo

A Whirlpool é a maior empresa de eletrodomésticos de linha branca do Brasil. É dona das marcas Consul e Brastemp, que possuem eletrodomésticos em seu portfólio, e da KitchenAid, que fabrica e comercializa eletroportáteis. Presente no mercado brasileiro há doze anos, a empresa americana iniciou suas operações no Brasil ao adquirir empresas já consolidadas na indústria brasileira. Ao longo desses anos, desenvolveu produtos que ditam as tendências do mercado e conquistou o consumidor brasileiro. As marcas Brastemp e Consul são lembradas todos os anos pelos consumidores nas pesquisas de Share of Mind, que mede o quanto os consumidores lembram das marcas em diversos setores.

A Consul e a Brastemp vendem fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, micro-ondas, purificadores de água, entre outros produtos, porém para diferentes públicos. Todos os produtos das duas marcas são para o uso doméstico. Já os eletroportáteis da KitchenAid, como batedeira, liquidificador e acessórios para cozinha, são separados entre a linha profissional e a linha voltada para para o consumidor comum. Dessa forma, a Whirlpool atinge diferentes públicos, de diversas classes sociais e com interesses e necessidades distintas. Além da diversidade de produtos ofertados, a empresa também investe fortemente em comunicação e, principalmente, em inovação. Esses investimentos trazem resultados sólidos para a empresa e a ajuda a se consolidar cada vez mais como líder no mercado de eletrodomésticos brasileiros. Mais da metade dos lares brasileiros possui algum eletrodoméstico das marcas Consul ou Brastemp. Já os produtos KitchenAid, que são voltados para classes A e B, não possuem tanta penetração no mercado.

Nos últimos anos a Whirlpool intensificou os esforços voltados à inovação de seus produtos. A empresa possui centros no Brasil focados no desenvolvimento de novos produtos e todo ano os investimentos financeiros trazem resultados positivos para empresa, principalmente a marca Brastemp. Cada vez mais a empresa busca ofertar novos produtos para atender necessidades diversas e específicas, conseguindo conquistar novos públicos. Mesmo em tempos de crise econômica a empresa apresentou resultados positivos. Em 2016, por exemplo, a empresa apresentou queda nas vendas, algo que ocorreu em quase todos os setores da indústria brasileira, porém ainda assim, conseguiu aumentar seu lucro líquido em relação ao ano anterior.

        Possuir a maior parte da fatia de um mercado grande como é o brasileiro, que possui diversos concorrentes, requer muito esforço de diversas áreas, além do alinhamento da empresa inteira. A Whirlpool comprovou possuir gestão estratégica e financeira eficiente que permite consolidar cada vez mais suas marcas como líder de mercado e buscar se distanciar cada vez mais da concorrência.


1 O Modelo de Negócio

1.1 A Origem do Negócio

A Whirlpool S.A. é uma subsidiária da Whirlpool Corporation, líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, que inclui fogão, geladeira e máquina de lavar. A sede da empresa é na cidade Benton Harbor, em Michigan, nos Estados Unidos. No Brasil, a Whirlpool foi formada em 2006, após a fusão entre as empresas Embraco, fabricante de compressores para geladeiras, e Multibrás, fabricante de eletrodomésticos e representante das marcas Cônsul e Brastemp. Na época, a Multibrás era a maior fabricante de eletrodomésticos de linha branca na América Latina, e a Embraco já operava no exterior.

No Brasil, a Whirlpool possui três fábricas, dois escritórios administrativos, quatro centros de tecnologia, vinte e três laboratórios, três centros de distribuição e mais de onze mil funcionários. As marcas comercializadas são Brastemp, Consul, líderes de mercado em diversos segmentos de eletrodomésticos da linha branca, e KitchenAid, que fabrica apenas eletroportáteis. A venda dos produtos é realizada, em sua grande maioria, por meio de lojas de varejo que comercializam eletrodomésticos e utensílios para cozinha, porém existem também canais diretos de venda como o sítio eletrônico das marcas ou no Compra Certa, que vende produtos Brastemp e Consul com descontos para funcionários de empresas cadastradas (WHIRLPOOL, 2018).

1.2 Missão, Visão e Valores

1.2.1 Missão

        Criar demanda e conquistar confiança todos os dias.

1.2.2 Visão

        As melhores marcas e produtos para o consumidor, em todos os lares ao redor do mundo.

1.2.3 Valores

Respeito, integridade, diversidade e inclusão, trabalho em equipe, espírito de vitória.

1.3 O Modelo de Negócio da Empresa

        O modelo de negócios da Whirlpool é bem sólido. A empresa adquiriu duas grandes empresas do setor e conseguiu manter suas posições no topo do ranking. Isso é possível através de boa gestão, pois é essencial alocar corretamente os investimentos e se financiar de maneira sustentável; consolidação da marca no mercado, pois ser líder facilita negociações com fornecedores e varejistas; possuir portfólio variado, dessa forma é possível atender diferentes públicos e estar presente em diversas lojas e redes de varejo; e comunicação, ao informar e conectar o consumidor com seus produtos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.1 Kb)   pdf (460.6 Kb)   docx (221.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com