TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMPLIFICANDO A APOSENTARIA ESPECIAL

Por:   •  29/5/2018  •  Artigo  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

SIMPLIFICANDO A APOSENTARIA ESPECIAL

Inicialmente o termo “especial” pode nos remeter a uma interpretação que sugere algo complexo afinal o que seria especial para o INSS? No entanto vamos tratar aqui de forma simplificada desta importante modalidade de aposentadoria que está prevista nos arts. 57 e seguintes da Lei n° 8213/91, sobre este tema explica Martins:

“[...] é o benefício previdenciário decorrente do trabalho realizado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física do segurado, de acordo com a previsão da Lei. Trata-se de um benefício de natureza extraordinária, tendo por objetivo compensar o trabalho de segurado que presta serviços em condições adversas à sua saúde ou que desemprenha atividade com riscos superiores aos normais.

Deste modo o segurado que exerce seu múnus com exposição em atividades prejudiciais à saúde ou sua integridade física fará jus a uma modalidade de aposentadoria por tempo de serviço em que o tempo mínimo exigido é diminuído podendo chegar a 15, 20 ou 25 anos, conforme o caso, sujeito a condições especiais que em suma seria a exposição aos agentes nocivos que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

  • 15 (quinze) anos para trabalhos em mineração subterrânea, em frentes de produção com exposição à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos;
  • 20 (vinte) anos para trabalhos com exposição ao agente químico asbestos (amianto) e para trabalhos em mineração subterrânea, mas afastados das frentes de produção com exposição à associação de agentes físicos, químicos ou biológicos.
  • 25 (vinte e cinco anos) para os demais casos de exposição a agentes nocivos.

É importante frisar também que a renda mensal inicial da aposentadoria especial será de 100% do valor do salário de benefício, independentemente da idade do segurado e sem a aplicação do fator previdenciário de acordo com a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição, correspondentes a 80% de todo o período contributivo.

Para ter direito à esta modalidade de aposentadoria especial, o segurado deverá comprovar, os seguintes elementos de forma cumulativa: Tempo de trabalho;  Efetiva exposição aos agentes nocivos: químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes nocivos pelo período exigido para a concessão do benefício.

Estes agentes recebem uma classificação segundo o grau de risco que oferecem, em função da natureza, concentração, intensidade e fator de exposição

Físicos: os ruídos, as vibrações, o calor, as pressões anormais, as radiações ionizantes, etc;

Químicos: os manifestados por névoas, neblinas, poeiras, fumos, gases, vapores de substâncias nocivas presentes no ambiente de trabalho, etc.;

Biológicos: os microrganismos como bactérias, fungos, parasitas, bacilos, vírus, etc.

Também é importante ressaltar que conforme dispõe o art. 70 do Decreto 3.048 permite que seja feita a conversão do tempo de atividade sob condições especiais em tempo de atividade comum ou seja caso o segurando não tenha atingido o tempo mínimo para a modalidade aposentadoria especial seu tempo laborado em condições especiais será computado geralmente pelo multiplicador 1,4 se homem, 1,2 se mulher ou conforme o caso especifico. Deste modo o tempo mínimo para enquadramento em algum dos demais regimes de aposentadorias poderão ser alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com