TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO: A INEFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À SUA MANUTENÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Por:   •  16/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LUCIANA RAPHAELA DE AGUIAR FREITAS

SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO: A INEFICIÊNCIA DA APLICAÇÃO

DOS RECURSOS FINANCEIROS DESTINADOS À SUA MANUTENÇÃO E SUAS

CONSEQUÊNCIAS.

Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Direito da UNP.

Áreas de Conhecimento: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos.

Turma: 8NA-RF

NATAL – RN

2019

1 JUSTIFICATIVA

O sistema carcerário brasileiro se encontra afundado em profundo caos. Apesar da crise e o tema ser objeto de preocupação e atenção nos debates relacionados a direitos humanos, segurança pública, política criminal e outros, o Estado brasileiro permanece letárgico quanto a elaboração de políticas efetivas hábeis a mudar esse contexto com a urgência e a profundidade necessária.

A Constituição Federal de 1988 da República Federativa do Brasil e a Lei de Execução Penal garantem a pessoa do apenado tratamento justo, igualitário e o respeito por sua integridade física e moral. Acontece que é inegável o quadro desumano e fora da moldura legal que o Estado brasileiro enfrenta em relação ao seu sistema carcerário. O próprio Supremo Tribunal Federal, já afirmou repetidas vezes, nos últimos anos, que experimentos um estado de coisas inconstitucional em relação ao nosso sistema carcerário.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

A pesquisa buscará responder as seguintes problemáticas: A alienação parental se enquadra como crime? Sendo crime, como o sistema jurídico brasileiro abarcará um problema tão atual e moderno?

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Analisar as possibilidades de caracterização de crime para o ato de alienação parental, tendo em vista o que versa a lei 12.318/2010 no art. 6º, caput, que dispõe que uma vez confirmada a ocorrência de alienação parental também é possível a responsabilização criminal do agente, cumulativamente ou não.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1.  Conceituar, classificar e compreender a Alienação Parental e suas formas no ambiente Jurídico.
  2.  Investigar a legislação penal, referente ao capítulo de crimes contra honra, injuria, difamação e calúnia, crimes contra a família e de violência psicológica em criança no ECA, na constituição Federal e a aplicação da lei Maria da Penha no âmbito da violência psicológica e comprovar que há fundamentos legais através de correntes doutrinarias e jurisprudências já consolidadas para tipificar como crime e com isso motivar uma prisão, em decorrência de alienação parental.
  3. Discutir casos de repercussão nacional de crimes INSANOS E BRUTAIS que advém da alienação parental e a possibilidade de inclusão do crime de alienação parental na legislação pátria.

4 METODOLOGIA DA PESQUISA

A metodologia a ser adotada na pesquisa qualitativa será o método dedutivo, isto é um processo de análise de informações que terá como base as seguintes valências: estudos de doutrinadores, jurisprudência, matérias constitucionais onde evidencie as possibilidades de tipificar alienação parental como crime, consequentemente visualizando uma sanção penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com