TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIENCIA

               No século XVlll iluminismo teve grandes transformações sociais e econômicas políticas e históricas. Nós podemos verificar que nesse século será a força motríz do surgimento da sociologia. La no século XlX e XVlll nós teremos uma dupla revolução Indústrial e Francesa, observe que leva a consolidação do capitalismo a revolução Industrial pode ser vista como a revolução de caráter econômico, mas também de caráter social que mudam alguns elementos e segundo Michel Foucauld (1926 - 1984) mudam principalmente uma concepção do corpo, pois o corpo neste período já não pode ser tratado como um objeto de mitigação das penas de não ser tratado como um objeto de castigo, desde a revolução indústrial, o corpo é um instrumento de trabalho tendo assim eles não podem sofrer mais as penalidades que anteriormente sofriam como, por exemplo, no período da Idade Média.

             Podemos dizer que a Revolução Industrial é também uma revolução de caráter econômico e caráter social cultural, com relação à revolução Francesa nós vamos ter uma revolução de caráter marcadamente  política. Nesse período que a burguesia Francesa vai assumir um poder, enquanto classe que vai ter o poder germânico onde tem um contexto na sociedade nacional Francesa se espalha pelo mundo inteiro. Nós podemos dizer até assim que revolução Francesa e burguesia podem ser nesse momento o único social que intercionaliza.

            Visto estes dois aspectos que nos devemos ter claro que esta dupla revolução fez com que se consolide o sistema sócio econômico. Esse sistema capitalista ou modo de produção que nós dominamos de capitalista tem uma característica muito marcante, é a posse privada dos meios de produção, nesse sentido estão aplicadas a partir da revolução Industrial e Francesa e as bases consolidação  do modo de produção capitalista, inúmeras transformações sociais ocorreram neste período podemos dizer, por exemplo, o surgimento da classe trabalhadora que foi o movimento marcante no século XVlll o surgimento da cidade Industrial.

           Se vocês observam neste mesmo processo esta presente na sociedade do século 20 21 teremos nesse período um elevado crescimento populacional fazendo com que de certa maneira seja um efetivo problema. A sociedade antes não tinha tido problema, a sociedade antes era pensada por filósofos, mas no sentido de transformação e modificações radicais no sistema social. Pensando nessa forma o que fica demarcada na sociedade enquanto problema necessita de uma resposta intelectual que faça com que problemas sejam resolvidos.

           A sociologia surgir no século XlX como tentativa de resposta intelectual dos problemas que a sociedade está se nos colocando que estão surgindo. A sociologia como ciência será uma consequência do que ocorre no século XVlll, vejamos o que fala Domingues: “O pensamento moderno típico, que enquanto tal pode ser datado dos XVll - XVlll colocou em seu centro a noção de indivíduo. Para autores como Hobbes e Locke, por exemplo, o individuo seria a célula fundamental da sociedade. Racionais e orientados para a preservação de si próprio e para maximização de seus interesses, os indivíduos chegaram  no momento a um acordo que fundará a sociedade. Explicar esse individuo a partir de outro fenômenos sociais inclusive a própria noção moderna de indivíduo, foi desde sempre uma ambição da sociologia." (José Mauricio Domingues).

          O que Domingues nos fala é a questão da significação do indivíduo, a partir do iluminismo o indivíduo passa a fazer parte do sistema social e das análises que estão presentes por vários cientistas quando pensam no contexto das ciências humanas. O indivíduo agora é aquele sujeito dono de uma determinada posse de seu conhecimento, o indivíduo é o centro das atenções no campo da ciência.

           Temos também uma visão antroprocentrica do homem e do mundo, este indivíduo que surge dentro de uma forma que vai de certa maneira legitimar ser a parte ideológica do próprio sistema capitalista. Pense o indivíduo do seguinte aspecto, de uma visão e uma concepção, estaria sendo a base ideológica para o próprio sistema capitalista ou para o próprio modo de produção capitalista. Uma visão individualista do mundo faz com que nós tenhamos o discurso do "eu". O discurso da posse privada, uma visão mais comunitária do mundo, certa maneira levaria a um plano de consumo no campo da sociedade capitalista.

           Se eu tenho uma sociedade egôica, eu tenho um profundo discurso do "eu". Eu tenho uma sociedade que vai se centrar no consumo e na posse, mais uma posse individual não no sentido de uma posse coletiva que esta se fazendo dentro de uma visão, teria um elemento ideológico de uma base à própria sociedade capitalista, ao consumo que a sociedade capitalista leva.

           Pois Augusto Conte nasceu em 1798 em Montepllier na França, onde viveu um período perturbado da história Francesa que se sucedeu as revoluções e autoritarismos a turbulência política e pela qual, a França gerou uma crise nos valores tradicionais. Positivismo como resposta na sociedade, e faleceu em 1857 em Paris.

           Augusto Conte será denominado o pai da sociologia, mas alguns aspectos devem ser verificados por nós. Conte não vai concordar integralmente com os pressupostos da revolução Francesa, onde nós temos liberdade, igualdade e fraternidade ao mesmo tempo Conte vai verificar se a sociedade Industrial ao mesmo tempo é complexa que não poderá estar devidamente coisa sem que tenhamos uma ciência às próprias transformações sociais. Conte então será o pai da sociologia numa própria proposta desta sociologia quanto ciência.

            O primeiro nome que Conte da ha sociologia é física social, o que nós faz pensar é que a física social sempre lembra um trabalho como estático e com a dinâmica do movimento. Conte vai trabalhar a questão da estática enquanto a ordem e da dinâmica  o progresso. Este lema ordem e progresso é fundamental ou até mesmo, característico do positivismo. O positivismo é um método de análise física e sociológica que acima de tudo está o predomínio da ciência e da ordem social dentro de uma visão positivista nós não trabalhamos com o conflito enquanto o fator de transformação histórica. O conflito será sempre visto como um elemento desagregador do contexto socia.l.  O que se faz necessário no pensamento positivista, uma linha de analise positivista e a questão da ordem se a sociedade esta em ordem fatalmente ela progredirá a ordem fatalmente ela progredirá a ordem é um determinador de todo processo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com