TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUIÇÕES ECONÔMICAS

As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças legitimadas por valores e reguladas por normas em todas as sociedades para a produção, a circulação, a distribuição e a troca. A família é originariamente uma unidade econômica que variou no tempo e no espaço, variação essa determinada pela atividade econômica, após a revolução industrial, a família perde parte de suas funções econômicas que se transfere para uma variedade de organizações especificamente econômicas não mais controladas pelos costumes mas submetidas a uma legislação própria e cada vez mais sob controle governamental. A interferência do Estado na economia é uma característica das sociedades modernas A divisão do trabalho é universal e tem origem no início da vida humana grupal talvez  a primeira divisão de trabalho é a se refere a sexo que derivava da força física, outro fator da divisão de trabalho é a idade, o desenvolvimento tecnológico que exige mão de obra especializada na sociedade industrial.

INSTITUIÇÕES:

1 -PROPRIEDADE: posse por diferentes indivíduos ou grupos de certas coisas escassas e valiosas ,  o direito de propriedade refere-se tanto a coisas concretas  palpáveis (terra, casa) impalpáveis (nomes, símbolos e produtos intelectuais), apresenta três tipos distintos: o direito de uso (terreno, etc) direito de controle(decidir o que vender) e o direito de disposição.

2- TROCA: nasce da existência de um lado da divisão do trabalho  e de outro do direito de propriedade; é encontrada em todas as economias, inclusive entre as mais antigas pode ser direta realiza-se com ou sem o uso do dinheiro; Troca indireta: troca de presentes ( alguém da outra pessoa bens ou serviços) e redistribuição a produção e distribuída entre os membros do grupo.

3- ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS de acordo com a posse dos meios de produção há dois tipos CAPITALISMO: Sistema em que os meios de produção são de propriedade privada de uma pessoa (ou grupo) que detém os meios de produção, explora a mão de obra assalariada e visa o lucro; SOCIALISMO: os meios de produção são de propriedade coletiva, pertencentes e geridos pelo Estado que representa a coletividade, o capital não é de propriedade privada visa o bem estar coletivo.

4- EMPRESAS complexo de atividades econômicas desenvolvidas sob o controle de uma entidade jurídica

5- ORGANIZAÇÕES FORMAIS podem ser consideradas como unidades sociais intencionalmente elaboradas e continuamente reconstruídas com a finalidade de atingir objetivos específicos

6- BUROCRACIA para Max Weber, a autoridade é definida a partir dos termos poder e legitimidade. Poder seria a capacidade que o indivíduo tem de provocar a aceitação e o cumprimento de uma ordem e legitimidade implica a aceitação do exercício do poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com