TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBJETIVIDADE NA PSICOLOGIA DO DIREITO

Por:   •  25/5/2017  •  Ensaio  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

SUBJETIVIDADE

A subjetividade no âmbito da psicologia é constituída por fatores internos e externos, é o estudo do ser humano em todas as suas expressões as visíveis, que são os comportamentos, as invisíveis, os sentimentos, as singulares, somos o que somos e as genéricas, somos todo  assim. É o ser humano corpo, pensamento, afeto e ação, é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural, é o que nos faz únicos e ao mesmo tempo nos iguala ao social.

No artigo de Maria Rita Kelh, Depressão: um enfrentamento insuportável com a verdade, identificamos os seguintes dados que manifestam a subjetividade humana, é sobre a história de Andrew Solomon, onde ele mesmo estudando e escrevendo sobre depressão, onde ele próprio passou por várias crises.

Ao fazer análise do contexto, dá para identificar que no seu próprio estudo ele identificou que as pessoas se deprimem porque não suportam o que foi feito a elas. No caso de Andrew ele participou do suicídio de sua mãe, depois a aposentaria da sua analista, que era tida como uma segunda mãe. Portanto foi necessário se entender a subjetividade, a busca da causalidade, tanto interna como externa para mudar o quadro depressivo, o estudo daquilo que a pessoa traz do que era no passado para a atualidade. As influências socioculturais são internalizadas, e isso representa um papel construtivo do desenvolvimento humano.

O comportamento humano são as emoções, valores, atitudes e ideais, a individualidade refece-se as características naturais que constituem todo o indivíduo e que servem de base para o desenvolvimento da singularidade e do psiquismo como um todo. A lógica psíquica está relacionado ao inconsciente, ocorre no âmbito mental e comportamental de uma pessoa, relacionado com as funções e os elementos de carácter psicológico. Os aspectos objetivos do comportamento é tudo aquilo que é externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais, já os aspectos subjetivos do comportamento é o mundo interno de todo e qualquer ser humano, é composto por emoções, sentimentos e pensamentos. A motivação é uma experiência interna, algo que sentimos e ninguém pode observar, é uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes.

Finalizando, correlacionando todo o estudo, concluímos que descrever o comportamento depressivo de um indivíduo é atentar para os padrões de interação que ele estabelece com o ambiente social à sua volta. Assim, a psicologia que estuda o comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social parece ser o caminho para que se possa planejar a intervenção.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com