TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SURGIMENTO DO DIREITO DO TRABALHO

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

SURGIMENTO DO DIREITO DO TRABALHO

Surge da combinação de um conjunto de fatores, os quais podem ser classificados em grupos específicos: fatores econômicos, sociais e políticos.

  • Abordagem histórica:

Homem primitivo:  trabalho significava um meio pelo qual se buscava a sobrevivência através de caça e pesca por exemplo.

Escravidão: coisificação do trabalhador, não possui personalidade jurídica. Não tinha direitos nem liberdade.

Condições análogas ao escravo: trabalho forçado, escravidão por dívida. O Art 5º da CF em seus incisos impõem a liberdade de trabalho.

   -IDADE MÉDIA-

Servidão: durante a idade média existiam tipos de trabalhadores I) vassalos, II) servos III) artesões (trabalho por conta própria). Destaca aqui o trabalhador estava atrelado a terra e possuía submissão ao senhor feudal.

Corporações: se assemelharia ao sindicalismo contemporâneo. Surgia entidades de produtos e de trabalhadores. Luta de classes que se deflagraram através de organizações representativas.

Corporações de ofício: havia relação de tipo autoritário, um trabalho que não era livre propriamente dito. Dava-se por meio das corporações.

  - IDADE MODERNA -

Lei Chapellier e Revolução Francesa: com a revolução foram suprimidas as corporações de ofício, trazendo a sociedade um novo conjunto de ideias democráticas e valores.

  • Fatores específicos:

Social: proporcionam condições favoráveis ao surgimento do direito do trabalho. Surgimento de um universo consubstanciado no estabelecimento ou empresa.

Político: surgimento do direito do trabalho as ações gestas e desenvolvidas no plano da sociedade civil e do estado. Contratação e gerenciamento da força de trabalho no sistema produtivo.

Econômico: fatores que proporcionam a condições favoráveis ao surgimento do novo ramo jurídico especializado I) força livre do trabalho, mas subordinada como instrumento central da relação de produção II) novo sistema produtivo de gerar e desenvolver uma distinta modalidade de organização do processo produtivo. O modelo da grande indústria.

Revolução industrial: razão econômica do surgimento do trabalho.

Economia de subsitência do feudalismo não é mais emergente da europa;

Manufatura da espaço à fábricas e ao capitalismo industrial;

Criação de máquinas e novas técnicas de produção;

Divisão social do trabalho: atividade industrial por meio da organização do trabalho;

Fuga para cidades surgindo novas classes;

Liberalismo: “deixar fazer e deixar passar”;

Estado não regulador;

Liberdade de contratar e autonomia da vontade.

Consequência -> exploração da classe operária, reivindicação de direitos trabalhistas surgindo movimentos grevistas e a necessidade do estado intervir.

  • Fases históricas:

Fase de formação do direito do trabalho: 1ª fase histórica.

Encíclica “rerum novarum”: foi a primeira vez que a igreja católica se manifestou sobre as condições do trabalho e dos trabalhadores. Foi a 2º fase histórica, onde na Itália o Papa Leão XIII abordou as condições operárias. Passando a ser reconhecido um direito de reivindicar. Manifesto comunista.

A carta del Lavoro da Itália: surgiu de inspiração para vários países inclusive Brasil. Objetivo era organizar toda a economia e sociedade em torno do estado promovendo o chamado interesse nacional. Foi a 3ª fase histórica, tendo a intervenção do estado como forma de proteção e regulamento. Oficialização do direito trabalhista.

EVOLUÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO NO BRASIL E NAS CONDIÇÕES FEDERAIS

Influência da carta del lavoro da Itália, Declaração dos Direitos Humanos e Organização internacional do trabalho (trabalho de versalhes) que causaram crescente elaboração legislativa de proteção ao trabalhador em nível mundial.

Já influências internas que foram os movimentos operários e o surto industrial (elevação do numero de fábricas e de operários). E lei áurea.

1842 – Poder moderador. Apenas normas que eram a respeito do direito econômico.

1794 – XXIV liberdade de trabalho

        XXV abolidas as corporações de ofício

1891 – relação de emprego começa a estabelecer dentro da relação do café; garante liberdade de trabalho.

1934 – direitos sociais e a ordem econômica do país; mínimos de direito aos trabalhadores.

1937 POLACA – intervenção do estado com características do sistema corporativista.

1943 – constituição que consolida as leis trabalhistas.

1946 – Aumento considerável de direitos trabalhistas constitucionais.

Art 7º - princípio da irredutibilidade. Proteção do direito do trabalho como direito fundamental: despedida sem justa causa, seguro desemprego, FGTS, piso salarial, irredutibilidade de salário, salário mínio, gratificação natalina (13º), trabalho noturno, intangibilidade salarial, participação nos lucros e resultados, salário família, duração da jornada de trabalho, turnos ininterruptos, repouso semanal remunerado, férias, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com