TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário II

Por:   •  3/12/2015  •  Seminário  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS TRIBUTÁRIOS (IBET)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

MÓDULO – TRIBUTO E SEGURANÇA JURÍDICA

RAUL SANTANA DE FREITAS

SEMINÁRIO II – ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS

RECIFE

2015

RESPOSTAS:

1)         Conforme leciona o professor Paulo de Barros Carvalho, a liberdade de fazer classificações é ilimitada e consiste em separar determinados objetos em classes, grupos, formando subclasses ou subgrupos a partir de um determinado critério adotado. É justamente os inúmeros critérios que podem servir de parâmetro para a classificação das espécies tributárias que encontramos na doutrina diversas propostas de classificações, por exemplo: tributo vinculado e não vinculado; direto e indireto; real e pessoal; progressivo e proporcional, entre outras.

        Utilizando o critério de classificação no qual se analisa a contraprestação estatal como parte integrante do critério material do tributo, e tendo em vista o entendimento doutrinário ao qual me filio, de que são cinco as espécies tributárias existentes no nosso ordenamento jurídico (imposto, taxa, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições), adoto a seguinte classificação:

A) Tributos vinculados:

- Taxa: Tributo cuja contraprestação estatal é bastante clara e cuja cobrança se dá em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;

- Contribuição de melhoria: Há a necessidade da realização de uma obra pública por parte do ente político, resultando em uma valorização imobiliária ao contribuinte;

- Empréstimo compulsório: O empréstimo compulsório poderá ser classificado tanto como vinculado quanto não vinculado, tendo em vista que a União poderá adotar como critério material uma atividade estatal prestada ou não. Apenas analisando determinado empréstimo compulsório criado é que poderemos classificá-lo de acordo com o critério material adotado.

B) Tributos não vinculados:

- Imposto: Na hipótese de incidência do tributo não se vislumbra qualquer contraprestação do Estado, advindo a cobrança de expressões de riqueza ou de determinado fato praticado pelo contribuinte e eleito pelo legislador como passível de sofrer tributação;

- Contribuições: Em que pese a discussão doutrinária existente, não vislumbro no critério material dessa espécie tributária nenhuma contraprestação estatal que a desqualifique como um tributo não vinculado;

- Empréstimo compulsório: conforme mencionado acima, a depender do critério material adotado pela União, essa espécie tributária pode ser classificada como vinculada ou não vinculada.

        Com relação à destinação do produto da arrecadação dos tributos como aspecto relevante ou não para a classificação e a consequente definição das espécies tributárias, entendo que a destinação não é relevante para classificar o tributo, mas para verificar a legitimidade de sua cobrança. Nesse sentido, se depararmo-nos, por exemplo, com um imposto que preveja a vinculação da receita arrecadada; com uma contribuição cujos valores arrecadados forem destinados a finalidade diferente do que prevê a lei que às instituiu ou; com um empréstimo compulsório cuja aplicação dos recursos provenientes fosse desvinculada à despesa que fundamentou sua instituição, estaríamos diante de cobranças ilegítimas.

2)         A taxa é uma espécie de tributo prevista no art. 145, II, da Constituição Federal que pode ser instituída por todos os entes federativos e cuja cobrança se dá em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. O professor Paulo de Barros Carvalho acrescenta ainda que as taxas se caracterizam e diferem dos impostos por “apresentarem, na hipótese da norma, a descrição de um fato revelador de uma atividade estatal, direta e especificadamente dirigida ao contribuinte”.

        Os serviços públicos aptos a ensejar a cobrança de taxas são aqueles que estejam no âmbito de atribuições do ente que instituiu o tributo. Cumpre ressaltar que os serviços poderão ser efetivamente utilizados ou simplesmente postos a sua disposição. O art. 79, II e III, do CTN, lembra-nos ainda que os serviços precisam ser específicos (quando podem ser destacados em unidades autônomas) e divisíveis (quando suscetível de utilização, separadamente, por cada contribuinte).

        Acerca da definição de “poder de polícia”, o art. 78, do CTN, disciplina:

Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

        Ou seja, é a atividade desenvolvida pela administração pública com vistas a regular a prática de determinada atividade, bem como autorizar seu funcionamento, observando o interesse público. Com relação à necessidade de comprovação da efetiva fiscalização para cobrança da taxa de poder polícia, entendo ser desnecessário demonstrar a frequência da atuação da atividade administrativa, bastando que haja o ato administrativo e a existência de um órgão estruturado e em pleno funcionamento.

3)         Entendo que a diferença entre taxa e preço público ou tarifa decorre da natureza da atividade prestada pelo Estado ou por empresa concessionária. Se o serviço é considerado como sendo de utilização obrigatória pelo contribuinte, independentemente da pessoa que está prestando, o valor que se paga tem a natureza de taxa. Já o preço público é a remuneração devida quando há prestação de serviço de interesse público ou fornecimento bens públicos, não impostos de maneira compulsória aos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com