TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços Públicos

Por:   •  12/3/2016  •  Resenha  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 11
  • Serviços públicos

O estado pode prestar serviço público de duas formas:

  • Centralizado: através dos órgãos públicos. É centralizada porque o órgão público não é uma pessoa jurídica própria, quem está agindo é ente central do qual ele faz parte. O órgão público prestando o serviço é a União, Estado, DF ou Municípios realizando tal ato.

  • Descentralizado: o Estado pode transferir o serviço público para outra pessoa. E essa descentralização pode ser feita de duas formas: pelos entes da administração indireta ou os particulares (concessionários e permissionários de serviço público), então, estes recebem o serviço público quando se quer privatizar determinado serviço. O estado escolhe a melhor maneira.

Quando se fala em descentralização legal é referindo-se aos entes da administração indireta. Mas, descentralização contratual é em relação aos particulares. É legal, porque todo e qualquer ente da indireta écriado ou autorizado por lei, e essa lei quando cria uma autarquia vai retirar o serviço público do ente central e vai entregá-lo ao ente autárquico. O mesmo raciocínio é usado para o restante dos entes da administração indireta.

Em relação aos particulares é contratual, no qual este é sempre precedido de licitação, que ela vai transferir o serviço público para o particular. O Estado ao delegar o serviço público, deverá o fazer antes de uma prévia licitação, contrato.

Quando o estado delega um serviço público para um ente da indireta ele tem a intenção de ser definitivo. Gostando de utilizar a expressão outorga.

Em relação aos particulares, o serviço tem caráter temporário, ou seja, fala-se em delegação. Até porque a titularidade do serviço público continua sendo do Estado. O que o Estado delega é o exercício do serviço público.

A lei 8.987/95 disciplina basicamente essa delegação do serviço público ao particular, esse é o objeto da lei. Quando o estado transfere a execução do serviço público a um particular. No seu art. 2º da lei, ela delimita seu raio de alcance.

Inicialmente fala-se da concessão de serviços públicos e da permissão de serviços. Há uma semelhança de identidade nos seus conceitos, mas há uma série de diferenças entre elas.

A permissão é um contrato regido pela lei 8.987. A primeira diferença entre permissão e concessão é a modalidade de licitação, pois a primeira aceita qualquer tipo de modalidade de licitação, enquanto que a concessão aceita exclusivamente a concorrência.

A concessão só pode ser feita à pessoa jurídica. A permissão pode ser feita a pessoa jurídica e pessoa física.

Ex: vaga de taxi é uma permissão, pois pode ser a pessoa jurídica e pessoa física.

A lei 8.987 também regula outro tipo de contrato: a concessão de serviço público precedida de obra pública, previsto no art. 2º, III. A doutrina costuma abreviar para concessão de obra pública. Consiste em um contrato, no qual o legislador permite ao Estado que delegue a um particular para a construção de uma obra. Mas, o Estado ao invés de pagar pela obra, ou paga só uma parte ou não paga nada, dando a empresa o direito de explorá-la economicamente, por isso é uma concessão de obra pública.

Existe o Estado (poder concedente)  Existe a empresa (concessionário)  Usuários do serviço público

Ex: Estado vai construir uma estrada (obra), delega o serviço a uma empresa, e ele tem a opção de não pagar pela obra ou só uma parte. A empresa pode cobrar pedágios aos usuários por 10, 15 anos, até recuperar seu investimento e obter lucros. Tal fato é uma concessão de obra pública ou de serviço público precedido de obra pública.

Além da concessão e permissão dos serviços públicos, há outra forma de delegar serviço público que é a autorização, porém esta não está prevista no art. 175 da CF, mas está em outros artigos, como 22, XI e XII, art. 223 etc.

O art. 175 não fala da autorização, que só fala da concessão e permissão, pois se a autorização estivesse no artigo, a licitação também seria obrigatória. E o estado precisa ter a mão um instrumento emergencial para delegar serviço público em caráter de emergência. Geralmente é utilizado para substituir um serviço público ordinário, quando este serviço sofre alguma interrupção.

Ex: greve de ônibus em Fortaleza. Imaginando que para tudo, é uma greve 100%. O município para amenizar os efeitos podem autorizar as empresas de transporte alternativo, que durante a greve, trafeguem nas linhas locais de ônibus, porque as topiques trafegam em linhas secundárias. Logo, é a prestação de um serviço emergencial.

Por isso a doutrina entende hoje que a autorização seria uma forma de delegação de serviço público, precária, emergencial, transitória, revogável e sem indenização, pois sabem as topiques que quando a greve acabar volta-se a operar os ônibus.

É preciso destacar que a concessão, permissão nos termos do art. 16 da lei 8.987 é feito, em regra, sem exclusividade, ou seja, o mesmo serviço público na mesma área geográfica pode ser delegado a uma outra empresa. Então, a primeira empresa não vai poder delegar desequilíbrio econômico financeiro. Em razão disso, essas concessões são feitas sem exclusividades.

Ex: telefonia móvel. No Ceará, tinha-se a Teleceará, que virou TIM. Surgiram outras empresas de telefonia, então, a TIM não iria poder ir chorar na ANATEL por ter perdido alguns clientes, pois o regime é concorrencial. Logo, as empresas não podem reclamar da concorrência, do desequilíbrio econômico financeiro. Então, nada impede que o poder público delegue o mesmo serviço público na mesma área geográfica para outra empresa, e não será possível as empresas que já prestavam serviço reclamar de desequilíbrio econômico financeiro. O  serviço público é concorrencial.

Logicamente que existem alguns serviços públicos, que bom mesmo seria se fosse o primeiro, talvez não tenha mercado para o segundo. Um exemplo seria a energia elétrica, Coelce. Pois, o poder público poderia comprar a Coelce para realizar licitação e delegar o serviço público para outras empresas. Mas, não há ninguém que queira concorrer com a Coelce, pois o investimento é muito alto e o retorno duvidoso. Não há nenhum impedimento jurídico, porque podem existir duas empresas prestando o serviço de energia elétrica no Ceará. Mas, pode houver impedimento econômico. Então, as concessões podem ser feitas sem exclusividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com