TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome de Alienação Parental

Por:   •  4/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 21


ISABELLA DE OLIVEIRA BORGES

[pic 1]

PROJETO DE MONOGRAFIA

SÍNDROME DE ALINEAÇÃO PARENTAL

CERES – UNIEVANGÉLICA

                  2015


ISABELLA DE OLIVEIRA BORGES[pic 2]

PROJETO DE MONOGRAFIA

SÍNDROME DE ALINEAÇÃO PARENTAL

Projeto de monografia apresentado ao Núcleo de Trabalho de Curso da UniEvangélica, como exigência parcial para a obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação da profa Geruza Silva de Oliveira

CERES – 2015


FOLHA DE APROVAÇÃO

[pic 3]

Título: SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL

Acadêmica: Isabella de Oliveira Borges

Data: Ceres, ______ de _______________ de 2015

__________________________________________

Dra. Geruza Silva de Oliveira

Professora Orientadora

__________________________________________

Profo. Valdivino Ferreira

Supervisor do NTC


[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO

TEMA ..................................................................................................................

05

JUSTIFICATIVA ..................................................................................................

07

PROBLEMATIZAÇÃO .........................................................................................

17

OBJETIVOS ........................................................................................................

18

Objetivo Geral .....................................................................................................

18

Objetivos Específicos ..........................................................................................

18

METODOLOGIA ..................................................................................................

19

PRÉ-SUMÁRIO ...................................................................................................

21

CRONOGRAMA ..................................................................................................

22

REFERÊNCIAS....................................................................................................

23


SÍNDROME DE ALINEAÇÃO PARENTAL

O objetivo deste projeto monográfico é compreender o aumento expressivo de separações de casais quanto ao casamento ou união estável no Brasil, diante das sequelas emocionais que podem advir da alienação parental.

A Síndrome de Alienação Parental é conceituada pela interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um de seus genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua responsabilidade, guarda ou vigilância para que repudie a outra parte ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Nesta linha de raciocínio, denominamos que essa alienação afeta não só a família, mais também a criança ou adolescente envolvido, vendo que esse genitor vai dificultar a convivência com o outro genitor responsável tendo a capacidade de transformar a consciência de seus filhos que podem ser prejudicados em um futuro próximo.

[...]Para identificar uma criança alienada, é mostrado como o genitor alienador confidencia a seu filho seus sentimentos negativos e às más experiências vividas com o genitor ausente. Dessa forma, o filho vai absorvendo toda a negatividade que o alienador coloca no alienado, levando-o a sentir-se no dever de proteger, não o alienado, mas, curiosamente, o alienador, criando uma ligação psicopatológica similar a uma “folie a deux”. Forma-se a dupla contra o alienado, uma aliança baseada não em aspectos saudáveis da personalidade, mas na necessidade de dar corpo ao vazio.[1]

Esses menores sofrem dessa alienação parental tendo seus direitos violados, diante de sequelas que causam essa Síndrome, um sentimento de raiva, dor, abandono, rejeição, ódio. A criança ou o adolescente traz consigo então essa rejeição, causando distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade e pânico, levando o mesmo a buscar coisas que possam amenizar essa dor do rompimento de laços entre seus pais.

Esse alienador pode oferecer condutas como, destruição, ódio, raiva, inveja, ciúmes, incapacidade de gratidão, para com o outro genitor que passa a não ter espaço para tal situação com o próprio filho.

Isso ocorre muito quando um de seus pais, implanta em seus pensamentos um sentimento de desamor, fazendo com que o outro genitor não seja uma boa pessoa aos seus olhos, e que o alienado não chegue perto de ser uma pessoa boa aos olhos de seus pais, e muito menos que no futuro seja um bom “pai ou mãe”.

Percebe-se atualmente que esse número de menores alienados vem aumentando no decorrer dos anos no âmbito familiar, de acordo com o 8º Tabelionato de Porto Alegre no IBGE o número de divórcios aumentou 75% nos últimos cinco anos, verificando aqui o que pode acarretar na vida dos filhos.

O importante é que futuramente que todas essas famílias tenham consciência que não só afeta seus filhos, podendo trazer várias consequências, decorrentes a este afastamento entre seus parentes, tentando então combater essa prática que muitas das vezes é invisível aos seus olhos.

Diante do exposto vemos que a dissolução do vínculo matrimonial, pode ter como base a fixação da guarda, no melhor interesse do menor assegurando o direito e proteção, dessa criança ou adolescente.


JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa justifica-se porque, sendo um tema comentado diante a sociedade e que se encontra consolidado em nossa Constituição Federal de 1988, exige- se conhecimento para explanar as ideias e suas características para identificar o caso tratando-se de Síndrome de Alienação Parental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com