TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistematização de Sociologia

Por:   •  21/6/2018  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Direito,

Matéria EAD: Sociologia Jurídica

Sistematização de Sociologia

Professora: Fabricia Faleiros Pimenta

Integrantes do grupo: Hector moraes Coca, RA: 21804814

André Essinger Toledo Castro Varella, RA: 21803369

De forma introdutória, ao se analisar os conceitos mais importantes da sociologia, deve-se entender as origens dessa mesma. O surgimento da sociologia tem um cenário de, principalmente, duas revoluções que mudaram radicalmente o modo de vivência na sociedade, a Revolução Francesa (1789) e a Revolução industrial (final do século XVIII) - esta consolidou o modo de produção capitalista com o poder nas mãos da burguesia. Além dessas revoluções, todas de cunho burguês, com intuito de elevar a burguesia, foram precursores do início da sociologia. Nessa mesma visão, seguido das revoluções, seu surgimento associa-se também a combinação dos princípios de surgimento da classe burguesa, declínio da estrutura feudal e a transmutação da produção feudal para capitalista.

Nessa linha de raciocínio, as mudanças ocorridas instituíram novos desafios para o ser humano pensar a respeito, principalmente como que os homens se portariam em sociedade após a inauguração de máquinas no trabalho, liberdade comercial e sistemas com a burguesia no poder, ou seja, pensar sobre a nova forma de interação social. Uma outra peça importante a pensar-se na época era a utilização do Iluminismo pela burguesia, que foi usado de base para declarar igualdade de todos perante a lei, como exemplo. Dessa mesma maneira, entende-se que a solidificação do capitalismo mais desintegrou costumes e tradições do que integrou, já que os setores primários da economia (artesãos, pescadores, agricultores) tiveram que se submeter a novas relações de trabalho, não sendo mais donos do próprio produto.

Seguindo essa linha de raciocínio, a população rural seguiu em direção as cidades onde foi dado a largada as grandes instabilidades de jornadas de trabalho e desvalorização do salário. Entretanto, enquanto essas transformações eram ratificadas na sociedade de forma veloz, esse quadro de uma nova vivência entre as pessoas deflagrou investigações, indagações, especulações e questionamentos dos pensadores da época.

Por conseguinte, o grande nome dos estudos da relação do homem com a sociedade é Augusto Comte (1798-1857). Considerado pai da sociologia, entende-se que Comte empregou pela primeira vez o termo sociologia. Foi este mesmo que também criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo. De maneira conclusiva, tais transições entre os acontecimentos viabilizaram o surgimento e o endurecimento desse novo campo de estudos. Além de Comte, os outros nomes de relevância no estudo da sociologia são: Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber. Todavia, antes de apresentá-los, é importante dizer que torna-se evidente que a sociologia é uma ciência (possui métodos científicos específicos) que amplia o nossa capacidade crítica acerca da realidade, pois visa a compreensão dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Dessa forma, conhecer os pensamentos desses grandes sociólogos é fundamental para aprofundarmos e detalharmos uma questão complexa e essencial para toda a população: a vida em sociedade.

- Durkheim: considerado um precursor da sociologia, é um sociólogo que se apoiou no positivismo a fim de construir sua análise social. Considera que o objeto de estudo da sociologia é o fato social, o qual nos ensina como devemos sentir e fazer, o qual possui três propriedades: generalidade, exterioridade e coercitividade. Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com