TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

1)Explique qual a influencia do iluminismo nos processos de transformação no século XVIII. Quais foram dentre outros os principais pensadores do iluminismo? destaque algumas ideias divulgada pelo iluminismo.

Resposta: Uma vez que as ideias iluministas baseavam-se no racionalismo, defendiam a democracia o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Onde os elementos que embasavam o Antigo Regime passaram a sofrer maior contestação, as ideias iluministas influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa.Os principais pensadores do iluminismo foram: Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke. Os iluminista pregava a liberdade de expressão e a igualdade de direitos, lutava contra a opressão absolutista, mas reconhecia em suas reflexões políticas que certos países, os mais atrasados, deveriam ser governados por monarcas centralizadores acompanhados por pensadores iluministas;.

2) Contextualize o processo da revolução industrial , destacando seus principias acontecimentos que deram origens ao surgimento da Sociologia.

Resposta: Com a Revolução Industrial, as localidades devido a um crescimento demográfico significativo, acabavam por não disponibilizar para seus habitantes uma boa infraestrutura. Ao que tange moradias e serviço de saúde, as civilizações deixavam a desejar para aqueles que saiam do campo e vinham tentar a vida na cidade. Um importante crescimento que houve na época, sob um ponto de vista, foi na área de técnicas produtivas e na introdução da máquina a vapor, que proporcionava mais comodidade para os trabalhadores do ramo. Por outro lado, a substituição da energia humana pela energia motriz, das ferramentas pelas máquinas, bem como a produção doméstica pelo sistema fabril, trouxe alguns prejuízos para as famílias que começaram a se encontrar desempregadas.As consequências da rápida industrialização não foram as melhores possíveis, já que aumentos na criminalidade, alcoolismo, violência, prostituição e surtos de epidemias de tifo e cólera foram rapidamente constatados. Estas interferências terminaram por exterminar uma fatia considerável da população.O Surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada. Mas uma outra circunstância concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo. As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.

3) Contextualize a revolução Francesa e destaque os principais acontecimentos que permitiram o surgimento da Sociologia.

O ultimo acontecimento histórico que influenciou na criação da Sociologia foi a Revolução Francesa. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam a ser cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram antes, durante e depois da revolução Francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.

4) Quais eram os objetivos (intenções) dos fundadores da sociologia . Destaque o pensamento de cada um.

a) Saint- Simon: Para ele o industrialismo trazia a possibilidade de resolução de todas as necessidades Humanas.

b) Augusto Comte: A Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois.

c) Durkheim: O objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas".

d) Karl Marx: Tratava a sociedade a partir de seus grupos e não de indivíduos isolados

e)Max Weber: Afirma que a ação humana individual deve ser buscada pelo método da compreensão.

5) Qual a importância da Sociologia no mundo atual?

Resposta: É importante para entender as técnicas e métodos de investigação produzidos para explicar a vida social.

6) Explique por que a Sociologia constitui um processo "tenso e contraditório"como pensa Carlos Benedito Martins

Resposta: Para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. A sua posição é notavelmente contraditória

7) Como o mesmo autor define a Sociologia?

Resposta: Define como resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista, o seu percurso foi de uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.

8) Desde as origens qual era pretensão da Sociologia ?

Resposta: Mais do que uma mera tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com