TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia desafiada

Por:   •  30/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

*O que a Arqueologia tem como objeto de estudo? As culturas passadas, extintas, que, em epocas remota, desenvolveram formas culturais, representando fases da humanidade não registradas em documentos escritos.

*Em que a Arqueologia se divide? Arqueologia classica- tenta reconstruir as antigas civilizações letradas. Ex: Egito, Grecia, Mesopotamia, Etrúria etc. Arqueologia arqueologica- trata dos primordios da ultua, relativa ás populaações extintas. Ex: culturas do Paleolítico, Mesolítico, Neolítico.

*No que consiste a Etnografia? Consiste em um dos ramos da ciência da cultura que se preocupa com a descrição das sociedades humanas.

*Como Léve-Strauss define a etnografia? Modo mais preciso e objetivo. Para ele, a etnografia consiste na observação e análise de grupos humanos considerados em sua particularidade, e visando a reconstituição, tão fiel quanto possível, da vida de cada um deles.

*Qual o objeto de estudo da etnografia? Centra-se nas culturas simples, conhecidas como ''primativas'' ou ágrafas.

*Qual o conceito de Antropologia Social? Estudos dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse está centrado na sociedade e nas instituições. Preocupa-se em

conhecer as relações sociais que as regem.

*Qual o conceito de etnocentrismo? O conceito acha-se intimamente relacionado ao de relativismo cultural.

*Como o etnocentrismos pode ser manifestado? No comportamento agressivoou em atitudes de superioridade e até de hostilidade. A discriminção, o proselitismo, a violencia, a agrecividade verbal são outras formas de expressar o etnocentrismo.

* O que é cultura e em que consiste? Para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da ida, transmitidos pelos individuos e grupos, em sociedade. Ela consiste em ideias, abstrações e comportamento.

*O que é endoculturação? Processo de aprendizagem e educação em uma cultura desde a infancia.

*O que é padrão social? Padrão Social é o padrão com que a maior parte da sociedade se identifica, tal como:

o vestuário, as mentalidade etc.

* o que é ação social? Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos

*O que é interação social? É a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato.

* O que é estrutura social? A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza.

*O que é organização social? São tipos de padrões de ação em sociedade que as pessoas consideram importantes para resolver problemas sociais continuos. Um tipo de ação, papel, interação ou organização que se tornou amplamente aceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com