TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TELETRABALHO, CONTROLE DE JORNADA E DIREITO A DESCONEXÃO

Por:   •  16/9/2020  •  Seminário  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Brunna dos Santos Soares

Disciplina: Direito do Trabalho II

        

TELETRABALHO, CONTROLE DE JORNADA E DIREITO A DESCONEXÃO.

O teletrabalho é feito fora do estabelecimento da empresa, é um trabalho remoto, via telecomunicação/ internet, ao qual o empregado trabalha na maioria das vezes de casa. O texto “Teletrabalho, Controle de Jornada e Direito a Desconexão” de Sandro Nahmias Melo é possível entender um pouco mais sobre as vantagens e as desvantagens dessa modalidade de trabalho.

A nova modalidade de trabalho acrescida na CLT pela lei 13.467/2017, ao qual trouxe mudança ao art. 62 da CLT, com o acréscimo do inciso III. O artigo traz algumas modalidades de trabalho:

Art. 62 - Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo:     

          

 I - os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados;

          

 II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. 

           

III - os empregados em regime de teletrabalho.

Um motivo citado para a existência do inciso III do art. 62 é de que não é possível monitorar os horários realmente trabalhados em casa, porém existem tantas maneiras de realizar esse monitoramento, visto que temos tecnologia o suficiente para trabalhar a distância em teletrabalho e também para realizar esse monitoramento. O empregado trabalha em casa, de forma remota, onde há uma flexibilização em seu trabalho. Porém, o trabalhador não recebe horas extras.

Analisando o texto, o autor é direto em relação aos direitos que os trabalhadores estão perdendo. O problema está na da inconstitucionalidade do inciso III, pois o teletrabalhador deve sim ser respeitado como qualquer outro trabalhador, mas na verdade estão retirando os direitos que um dia foram adquiridos aos trabalhadores.

Todos os pontos que o autor vem apontando é que devemos defender a inconstitucionalidade desse inciso, devido o momento que estamos passando nessa pandemia, a maioria dos trabalhadores que trabalhavam em suas respectivas empresas, estão nesse momento trabalhando em casa, assim exercendo o papel de teletrabalho. Nem por isso devem perder o seu direito de ser respeitado, é um trabalho como qualquer outro, firmado pela Constituição Federal e a Consolidação das Leis Trabalhista que todos perante a sociedade devem ser respeitados independentemente do trabalho ou qualquer tipo de relação trabalhista.

Em relação a rotina de trabalho, o autor entende que está ligado ao uso das tecnologias e informação e comunicação à distância, onde o ambiente de trabalho se torna impossível de ter uma qualidade de vida saudável sem que haja uma qualidade de trabalho, o ambiente constituído deve ser todos os elementos das condições de trabalho da pessoa, deve haver uma boa rotina, uma organização, um momento que o bem estar e o trabalho devem estar interligados, principalmente ao lazer, até mesmo na gestão do seu tempo pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (985.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com