TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA .

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

ESTÁCIO DE SÁ

FASE

Diciplina: TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA - CCJ0092

Caso concreto semana 1

A Propaganda feita pela empresa Bebidas S/A anuncia que sua cerveja é "Sem Álcool", porém acontece que a determinada substancia se encontra em sua composição, portanto, mesmo que a sua quantidade seja pequena, medida de 0,30 g/100g e 0,37g/100g de álcool segundo dados da própria empresa, o consumidor necessita saber que determinada substancia está sim presente e a sua quantidade.

 Logo, como pode se perceber por inferência, não há o que se falar da não obrigatoriedade de tal substancia no rótulo, uma vez que tal ato se caracteriza como propaganda enganosa, onde a Empresa claramente se opõe ao artigo 6º, inciso III do código de defesa do consumidor:

 Art. 6º do CDC: São direitos básicos do consumidor:

 III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;

 

 Com relação à Bebida energética denominada Sorte com a mensagem

 "Beba Sorte e pratique Esportes!", tal estratégia de propaganda pode induzir o consumidor a pensar que ingerir o produto durante a prática de algum esporte o fará atingir bons resultados mais facilmente se caracterizando como uma publicidade discriminatória que incite a supertição.

 

 Logo, também por inferência, não há o que se falar que o slogan da bebida energética é somente uma estratégia de propaganda para difundir sua ideologia, visto que tal premissa se caracteriza como propaganda enganosa e abusiva, ferindo o Art. 6º, inciso IV do CDC:

 

 Art. 6º do CDC: São direitos básicos do consumidor:

 IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

 

 Por fim, com relação à Caipirinha em lata, destinada ao mercado exterior, com a mensagem "A Melhor do Brasil", a pesquisa realizada em diversos Estados do país alegada pela empresa, feita pela própria, pode não refletir a realidade, uma vez que foi realizada pela mesma, ou seja, pela principal interessada, perdendo o seu caráter de fonte confiável e imparcial.

 

 Mais uma vez, não há o que se falar da pesquisa de satisfação, pois tal ato também se caracteriza como propaganda enganosa, violando assim Art. 30 do CDC:

 

 Art. 30 do CDC: Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

 

 Diante de tais fatos, pode se concluir que a ré é culpada pela acusação de propaganda enganosa, devendo assim cumprir medida de adequação das informações em seus rótulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com