TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DO PROCESSO

Por:   •  10/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

COMPETENCIA – CLASSIFICAÇÃO DE ELEIÇÃO. PODE SER MODIFICADA POR CRITERIO

ABSOLUTA ;  é aquela que não pode ser derrogada que o juiz pode conhecer de oficio em qualquer tempo  ou grau de jurisdição ,e  quando não conhecida ou não alegada não importa a preclusao processual.

ABSOLUTA  FUNCIONAL; o juiz que começa a processar a ação se torna funcionamente competente por conhecer  da causa ou da prevenção ele será competente para avaliar tudo que decorra daquela causa .Isso  acontece para evitar que exista varias  ações q versa sobre assuntos correlatos julgados por  uma diversidade distinta de juiz.

Competência em razão da matéria; é aquele que se estabelece pela lei de organização judiciário, tendo por base a matéria jurídica submetida a avaliação jurisdicional. Existe juízes civies, penal, infância e adolescência ou seja divisão de competência em razão do tema jurídico.

Competência em razao da pessoa; Difine a competência em razão do cargo, Procura preservar a autoridade da função e não da pessoa.

COMPETÊNCIA RELATIVA; admite foro de eleição, não pode ser conhecida de oficio, pode ser modificada por critério de continência ou conexão.

Competência  territorial;  a competência territorial é atribuída aos diversos órgãos juridicionais tendo em consideração a divisão.

Competência relativa em razão do valor; o valor da causa serve para determinar a competência ,tem importância também sobre aspectos como orientar sobre o rito a ser seguido como nos casos de procedimento sumario ou sumarismo dos juizados especiais

Foro especial; é um mecanismo presente no ordenamento jurídico que designa uma forma especial e particular para julga-se  determinada autoridade, pela necessidade de proteção do exercício da função ou do mandato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com