TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PRISÃO

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA: 3

Aula-Tema: Prisão

A lei 12.403/11, altera dispositivos do Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941- Código de Processo Penal, relativos à prisão processual, fiança, liberdade provisória, demais medidas cautelares, e dá outras providencias.

Prisão é a privação de liberdade de locomoção do indivíduo que cometeu um Flagrante Delito, é o encarceramento, e por ordem de autoridade judiciaria competente, a decisão condenatória transitada em julgado, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva.

É um castigo imposto pelo Estado ao indivíduo que cometem o delito (infração penal), para que ele venha a se reabilitar, e voltar ao convívio da sociedade. A prisão tem diferentes espécies:

Prisão Pena: é aquela imposta depois do transito em julgado, e não tem natureza acautelatória nem processual, é o direito de punir do Estado.

Prisão Sem Pena ou Prisão Processual: tem natureza processual, com finalidade cautelar, assegurando o bom andamento das investigações, e impedindo e que o indivíduo solto cometa outros delitos, e estão incluídas as prisão em flagrante, prisão temporária e a prisão preventiva.

  Ensina Mougenot (2009, pág., 398) sobre prisão processual.

‘’ As prisões cautelares tem por finalidade resguardar a sociedade ou o processo com a segregação do indivíduo. Daí falar em cautelaridade social, cujo escopo é proteger a sociedade de indivíduo perigoso, e cautelaridade processual, que garante o normal iter procedimental, fazendo com que o feito transcorra a lei e que eventual sanção penal seja cumprida’’.

A prisão processual só terá cabimento com os requisitos de urgência autorizadores da custódia cautelar, e quando não cabível a substituição por outra medida cautelar (art.: 312 e 282 parágrafo 6º do CPP).

Prisão Civil: não é uma infração penal, é um não cumprimento de uma obrigação civil, no caso devedor de prestação alimentícia, introdução no ordenamento jurídico pátrio do Pacto De San José Da Costa Rica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com