TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CIÊNCIA POLÍTICA

Por:   •  17/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Thiago Barroco Rodrigues

TRABALHO DE CIÊNCIA POLÍTICA

Niterói

17/11/2015

CONTRATO SOCIAL

Os três filósofos foram pensadores modernos que marcaram grandes reflexões e um ponto comum entre esses três, foi a idéia de que a origem do Estado está no contrato social. Parte-se do princípio que o Estado foi criado a partir de um contrato firmado entre a sociedade, um contrato como um acordo, não como um documento assinado e registrado. A idéia é defender que o Estado nasce de um consenso das pessoas para garantir a existência social.

Para Hobbes os seres humanos em seu estado de natureza estão em competição constante, desconfiança e estado de guerra. O homem é egoísta e egocêntrico não sentindo nenhum prazer na convivência com os seus demais. Por isso, os indivíduos sentem necessidade de um pacto social e para isso o poder deveria ser absolutista, onde o Estado aparece como uma entidade sem limites. É formado para garantir paz e segurança aos indivíduos em troca da sua liberdade e direitos, como um pacto de submissão, concentrado o poder em um representante. Locke acredita que os homens no estado de natureza viviam em relativa harmonia e paz. Nesse momento, já usavam da razão, eram livres e tinham suas propriedades. Para ele a terra era um direito comum a todos e a partir do trabalho o homem torna sua propriedade privada. Na época em que a burguesia era a classe em ascensão, com a igreja perdendo forças e o lucro deixando de ser um pecado e passando a se tornar uma forma de enobrecer o indivíduo. O estado de guerra para Locke se dá a partir do momento em que há uma violação da propriedade privada fazendo-se necessário a criação de um contrato social com a principal finalidade de proteger a propriedade privada e preservar os direitos que cada um possuía no estado de natureza. Este acordo levou os homens unirem-se e estabelecerem livremente o que ele vai chamar de “contrato de consentimento” diferentemente do “contrato de submissão” de Hobbes. Rousseau diz que os homens no estado de natureza são amorais, sem conhecimento do que é bom ou mau, entretanto não conseguem ver seu semelhante sofrer, porém, a sociedade o corrompe. Ele defende que o pacto social foi injusto, ou seja, os indivíduos perderam sua liberdade natural. Ele considera que o povo tem a soberania, o poder vem do povo e em seu nome deve ser exercido e governante é somente o representante da sociedade. O pacto é formado entre os cidadãos livres que abrem mão da vontade individual para garantir a realização da vontade geral, esse pensamento é a idéia de democracia.

São notáveis as várias diferenças nas teorias dos três contratualistas, Hobbes acredita em um ser humano egoísta e competitivo por natureza, Locke crê que este só se torna cruel no momento em que há violação de seus bens e Rousseau pensa que o individuo é amoral e perde sua inocência cada vez mais que se integra na sociedade. Porém, ambos acreditam na necessidade de um pacto social ser firmado, com teorias diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com