TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RELATÓRIO LIVRO COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Por:   •  28/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

2º Trabalho relatório livro Comunicação não violenta

O que é comunicação não-violenta (CNV) e no que ela se baseia?

A comunicação não violenta, segundo o autor é a prática de um diálogo que nos permite ter muito mais empatia, abrindo mão de julgamentos e diagnosticos aos outros, e buscando uma escuta efetiva de suas necessidades, promovendo assim um respeito e entregas mútuos.

  1. Quais são os quatro componentes da CNV? Eles precisam ser verbalizados?

Os quatro componentes da CVN são: observação (devo observaro que está cocorrendo e identificar sem julgamentos se aquela situação é benéfica ou não para a minha vida) ; sentimento ( após a observação, devo ser capaz de externar quais o sentimentos aquela situação me provoca) ; necessidades ( reconhecido o sentimento presente em mim, devo então articular qual a necessidade decorrente daquele sentimento) e pedido (Por fim, após todo esse reconhecimento, elaboro um pedido á pessoa com a qual me comunico, de forma a tornar minha vida ou a do outro melhor. Estes componentes podem ser executados verbalmente ou de outras formas e servem tanto para quem se comunica transmitir a sua fala de forma não violenta quanto para o ouvinte analisar a fala do outroe extrar dela o melhor.

  1. Ao dar exemplos da aplicação da comunicação não- violenta em nossa vida e no mundo, o autor cita alguns exemplos da página 27 a 31. Qual desses exemplos te tocou mais? Porque?

Dos exemplos utilizados pelo autor, o que mais me tocou foi o primeiro, sobre autilização da CVN em relacionamentos , especificamente no casamento. Para mim foi um exemplo muito próximo da minha realidade, já que sou casada e sei como muitas vezes tudo que o casal precisa é de um pouco mais de compreensão vinda de ambos. Pensar que só a paixão é suficente para manter um relacionemnto pode levar ele ao fracasso. Para manter um relacionamento é preciso entender que a pessoa com quem vc está se relacionanedo também tem sentimentos iguais aos seus e que eles possuem o mesmo valor que os seus. Isso inclui exatamente a aplicação da CNV, ao deixar o orgulho de lado e entender que os relacionamentos não são uma disputa para se declarar quem é o melhor argumentador ou o mais errado, e sim uma caminhada conjunta que só funcionará se houver paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com