TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o Livro "A Meta"

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

A Meta

Escrito em forma de novela, o Livro A META mostra a dura conciliação entre a vida profissional e a vida familiar de um gerente de fábrica. Alex Rogo, neste livro representado no papel de gerente, luta desesperadamente para salvar o seu emprego e sua realização profissional, no mesmo momento em que seu casamento estava sensivelmente abalado. Julie, personagem que faz o papel de esposa de Alex, representa a dura vida de quem sente a ausência do marido. Jonah faz o papel de um antigo professor de Alex, cientista organizacional, o ajuda a salvar sua fábrica, conseqüentemente seu emprego e seu casamento. Por meio do processo dedutivo, Jonah ensina Alex a raciocinar e encontrar suas próprias soluções. Alex juntamente com seus colaboradores, transformaram a fábrica que estava a ponto de ser fechada, em uma fábrica eficiente, produtiva e lucrativa. Sob este ponto de vista, veremos as soluções encontradas por Alex, antes já conhecidas por Jonah.

O que é produtividade? O ponto de partida da reviravolta de Alex iniciou com o entendimento do que é produtividade. Para Alex, produtividade era sinônimo de eficiência dos Robôs no processo produtivo, ou seja, manter os robôs trabalhando o tempo todo para ganhar economia no custo por peça, obtendo vantagem no custo. Questionado por Jonah, Alex chegou à conclusão de que sua opinião, baseada nas definições da empresa, era errônea e que produtividade significa o ato de fazer a empresa ficar mais próxima de sua meta. Assim, todas as ações que não fazem com que a empresa fique mais próxima de sua meta, não podem ser consideradas produtivas. Alex percebeu também, que as medidas de eficiência baseadas nos custos era errado, e que as medidas de eficiência deveriam ser baseadas no ganho da empresa.

Qual é a Meta? A meta segundo o autor, para toda e qualquer organização, é ganhar dinheiro. Numa organização de produção, comprar as coisas mais barato, empregar bom pessoal, alta tecnologia, produto de qualidade, satisfação do cliente, cada qual, não pode ser definido como meta, porque são alguns meios para atingi-la. Se a meta é ganhar dinheiro, então a produtividade significa manter a empresa perto dos ganhos. Para saber se a empresa está indo em direção da meta, é necessário algum tipo de medição. Na grande maioria, as empresas têm como medida o lucro líquido, o retorno sobre investimento e o fluxo de caixa, que muito pouco podem contribuir para expressar a meta de uma organização de produção. No entanto, o autor propõe três medidas que expressam a meta de ganhar dinheiro, e que também possa desenvolver regras operacionais para dirigir a fábrica. Elas são: ganho, inventário e despesa operacional. Dessa forma, a meta expressa em termos das medidas é: Aumentar o ganho e reduzir simultaneamente o inventário e a despesa Operacional.

O que é ganho? O que é inventário? O que é despesa operacional? Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas. Inventário é todo o dinheiro investido pelo sistema na compra de coisas que ele pretende vender. Despesa operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transforma o inventário em ganho. Uma medida para o dinheiro que entra, uma para o dinheiro que ainda está retido e uma para o dinheiro que sai. Ao conhecer estas medidas, Alex, começou a observar sua fábrica sob uma nova ótica. Percebeu que, embora os robôs estavam sendo eficientes em termos de produção, a fábrica não estava caminhando em direção a meta, dos lucros, do ganho. Verificou que seu inventário era enorme e continuava a aumentar em todas as fases de produção, devido ao excesso de produção dos robôs que precisavam manter a eficiência, e isso não era bom, pois significava uma grande quantidade de dinheiro investido em peças e que não estava tendo retorno. Sua despesa operacional não havia baixado com as instalações dos robôs, pois as pessoas que antes trabalhavam nas atividades substituídas pelos robôs, foram deslocadas para outras atividades dentro da fábrica.

A Fábrica gerenciada por Alex, estava passando por dificuldades devido ao excesso de mão-de-obra, grande responsável pelo excesso de inventário por preparar e operar as máquinas. Isso não quer dizer, que mais pessoas deveriam ser demitidas, pois isso não aumentaria as vendas e não reduziria o inventário. Este é um grande erro que as empresas de produção vem cometendo, tentando equilibrar sua capacidade com a demanda de mercado. A esta tentativa de utilizar todos os recursos produtivos de acordo com a demanda, dá denominação às companhias de produção de Fábrica balanceada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com