TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIBUTOS: QUE HISTÓRIA É ESSA?

Por:   •  23/8/2018  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC

DIREITO

SHEYLA SILVA

RESUMO CRÍTICO

TRIBUTOS: QUE HISTÓRIA É ESS?

ITABUNA-BA

AGOSTO – 2018

[pic 2]

SHEYLA SILVA

RESUMO CRÍTICO
TRIBUTOS: QUE HISTÓRIA É ESSA?

Trabalho requerido pela disciplina de Direito Tributário, como requisito avaliativo do curso de Direito do 8º semestre mautino turma ab orientado pela Docente Najara Sena Gomes.

ITABUNA-BA

AGOSTO – 2018

  1. RESUMO CRÍTICO
    TRIBUTO: QUE HISTÓRIA É ESSA?

De acordo com o vídeo Tributo: que história é essa? Traz a matéria relacionada ao direito tributário, faz-se necessário tecer pontos relevantes do surgimento do tributo desde a época primitiva até os dias atuais, propondo ao destinatário uma compreensão maior acerca do tema e de como o mesmo iniciou. A origem do tributo ocorre juntamente com a organização do homem em um determinado território, e acompanha o desenvolvimento da sociedade desde os seus primórdios, pois seja qual for a época, sempre houve a necessidade de captação de recursos para promover a própria manutenção do local. Com a criação do Estado e em seguida da própria sociedade, o ato de tributar ficou ainda mais forte, visto que o Estado tinha a necessidade de arrecadar para que houvesse um desenvolvimento social, uma vez que o ato de comprar uma simples coisa no mercado, gerava uma cadeia produtiva que consequentemente geravam tributos. A contextualização histórica do tributo até os dias atuais facilita o entendimento não só de como surgiu o tributo, mas também para entendermos o seu aperfeiçoamento e a sua importância para a sociedade de uma forma geral. Auxilia-nos a compreender de forma objetiva que tributo nada mais é do que um imposto, taxa e contribuição e que se não cobrados a sociedade corre um grande risco de ficar estagnada.

Apesar do vídeo trazer em seu conteúdo de que os tributos cobrados aos cidadãos são utilizados para melhorias da sociedade, infelizmente não se pode concordar muito, visto que nos dias atuais diversos serviços oferecidos pelo governo que é quem cobra esses tributos tem deixado a desejar, como exemplo podemos citar a iluminação pública que tem sido precária, a segurança pública, os serviços oferecidos pela saúde pública e demais prestabilidades que são mantidas com os tributos cobrados a população, infelizmente, não se sabe para onde vai esse dinheiro, uma vez que os serviços fornecidos tem sido insatisfatório. Mas, embora essa arrecadação não tenha trazido benefícios eficazes para a sociedade, isso não tira a credibilidade e a informação que tem por finalidade o vídeo, pois o mesmo não traz somente informações para a área acadêmica do curso de direito, mas sim para todos aqueles que tiverem dúvidas a respeito do tema e queira saná-las, com isso, a introdução no que tange aos tributos ficou esclarecida e trouxe bastante conhecimento para um posterior aprofundamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com