TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral do Processo

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Atividade avaliativa

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA : PSICOLOGIA

Professor: Omar Teixeira

Aluno: ________________________     Período________________         Data___/____/___

Esta avaliação é uma revisão parcial do conteúdo visto até este momento na disciplina e terá valor expressivo na constituição da Nota da A1.

Vocês devem responder as questões abaixo nos espaços onde aparece “Justificativa” porém não devem se limitar a esse espaço bem como devem justificar as respostas que sejam possíveis de justificativas.

  1.   Desde a antiguidade, o homem se pergunta qual a origem do pensamento humano. A partir daí muitas teorias foram formuladas na tentativa de responder esse questionamento. Tendo em visto que a Psicologia, apesar de uma ciência nova, a muito vem sendo estudada, indique nas questões abaixo aquela que assinala corretamente de onde ela surgiu.
  1. A psicologia surgiu a partir do pensamento contemporâneo;
  2. A psicologia surgiu nos meados do século XIX;
  3. A psicologia surgiu ou criou-se no bojo da Filosofia;
  4. A psicologia surgiu na Grécia de onde advém seu nome: psyché, que quer dizer alma, e de logos, que quer dizer razão.

Justificativa

  1. A ciência é uma forma de conhecimento de que o homem se utiliza para descrever o mundo ao seu redor. Com o passar dos anos e o desenvolvimento da história da humanidade várias teorias passam a ser delineadas como ciência e a Psicologia foi uma delas. Assinale corretamente nas alternativas abaixo a quem foi creditada a fundação da psicologia científica.
  1. A John Watson em 1798;
  2. A William Reich em 1789;
  3. A John Watson em 1798;
  4. A Wilhelm Wundt em 1879.

Justificativa

 

  1. Relacione a 2ª coluna com a 1ª, alocando os autores em suas respectivas escolas psicológicas, após indique a sequência correta nas alternativas abaixo.
  1. S. Freud                                  (   ) Fundamentalismo

2. John Watson                             (   ) Gestalt

3.Wilhelm Wundt                           (    ) Psicanálise

4. Max Wertheimer                        (    ) Behaviorismo

  1. 2, 3, 1, 4;
  2. 4, 3, 1, 2;
  3. 3, 4, 1, 2;
  4. 3, 4, 2, 1.

Justificativa

  1. A psicologia tem como objeto de estudo a análise do comportamento para a compreensão do homem. Dentre uma das linhas de estudo da psicologia surge o Behaviorismo que, como vocês já pesquisaram, é uma palavra de origem inglesa, que se refere ao estudo do comportamento:"Behavior", em inglês. O Behaviorismo surgiu no começo deste século como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, como indício da existência de alguma outra coisa que se expressasse pelo ou através do comportamento. Destaca-se nessa linha o Behaviorismo Radical do Americano B.F. Skinner diferenciando-a do Behaviorismo Metodológico de J.Watson. Saliente as diferenças entre essas duas posições dentro do Behaviorismo, comentando sobre cada uma delas.

Justificativa

  1. A Teoria Psicanalítica de S. Freud defende que o desenvolvimento psicossocial do indivíduo inicia desde os primeiros anos de vida, em fases ou estágios psicossexuais definidas por regiões do corpo, nos quais surgem necessidades que exigem ser satisfeitas. Explique o que é a LIBIDO, para a Teoria Psicanalítica e comente detalhando as fases do desenvolvimento psicossexual: ORAL, ANAL, FÁLICA , LATENCIA E GENITAL.

Justificativa

  1. As questões e temas da psicologia são discutidos há milhares de anos; porém, é recente a Psicologia como disciplina científica. Nesse contexto os autores sempre se perguntaram: O que é Psicologia? A palavra Psicologia vem do grego psyché, que quer dizer alma, e de logos, que quer dizer razão (BOCK, 1999). Ou seja, psicologia, literalmente, quer dizer estudo da alma.

O início da Psicologia, enquanto ciência, ocorreu na Alemanha em 1879 e seu fundador também criou o primeiro laboratório de Psicologia em Leipzig, cidade Alemã. Posteriormente várias correntes ou escolas psicológicas surgiram com o intuito de explicar os fenômenos da mente, uma dessas escolas foi a PSICANÁLISE criada por S. Freud, considerada por muitos a principal delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (339.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com