TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do Direito Livro Resumo

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Método Cientifico

Na esfera do conhecimento, método está associado ao termo metodologia, que é o estudo dos métodos utilizados no processo de conhecimento. Ele é um caminho seguido pelo cientista com o objetivo de atingir seus ideais. Através desses métodos uma pesquisa é considerada científica porem não é só porque são chamados de científica, que serve só para esta área do conhecimento. Esses métodos podem ser classificados como: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético e sistêmico.

ü Método Indutivo: É o método que parte da análise particular dos objetos para conclusões gerais ou universais. A partir da observação de alguns fenômenos é construída uma “regra geral” com caráter generalizador. “O propósito do raciocínio indutivo é chegar a conclusões mais amplas do que o conteúdo estabelecido pelas premissas nas quais está fundamentado”.

ex: premissa maior: observado em tigres o comportamento alimentar carnívoro

conclusão: todos os tigres são carnívoros.

Método Dedutivo: Método que parte de argumentos gerais para outros particulares. O raciocínio dedutivo esta fundamentado em duas premissas: uma premissa maior e genérica, e outra menor e mais especifica, chegando a conclusão. ex: premissa maior: tigres são carnívoros.

premissa menor: Mimi é um tigre

         conclusão: Mimi é carnívoro.

ü Método Hipotético-dedutivo: O pesquisador escolhe um conjunto de ideias hipotéticas, como estratégica para se aproximar do seu objeto. Essas hipóteses podem ser comprovadas ou não ao longo do processo de verificação. Popper indica os seguintes procedimentos sucessivos a serem obedecidos pelo pesquisador que opta pelo método hipotético-dedutivo: verificação do problema (análise do objeto), formulação das hipóteses de sua solução, teste das hipóteses com objetivo de refuta-las. Caso não passe por estes processos, as hipóteses serão consideradas verdadeiras até o pesquisador conseguir refutar.

ü Método Dialético: Dialética, para filósofos gregos da antiguidade, representava a arte do dialogo – arte de argumentar e contra argumentar sobre assuntos os quais a demonstração não é possível.  Porém para Hegel o método tem três etapas: tese (uma afirmação), antítese (negação da afirmação) e síntese (resultado do conflito que é uma nova tese).

Método Sistêmico: É um sistema que possui elementos que estão organizados e interligados entre si, esse sistema é aberto permitindo interações com o ambiente, através dos inputs e aotps. Inputs quando o elemento do ambiente entra no sistema, aotps os elementos dentro do sistema voltam pro ambiente. Essa comunicação de ida e volta através dos inputs e aotps é denominada feedback.

• Positivismo

ciência social = neutralidade/objetividade absoluta.

Auguste Comte: (França, séc. XIX)

Revolução Industrial (industrias) + revolução cientifica (ciência) = superar a religião.

ü a sociedade pode/deve ser assemelhada à natureza

ü comportamento humano de Conte é igual a física social, ou seja mecânico.

Emile Durkheim: (França, aluno de Comte)

ü fundador da sociologia

ü aplica o comportamento social e comportamento humano

ü explica o suicídio a partir das causas sociológicas

ü

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com