TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria macrossociológico

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias macrossociológicas

Durante a evolução histórica da criminologia até os dias atuais foi obtido várias teorias que tentavam explicar os fatores que influenciavam no acontecimento de crimes, entendendo o que faz a sociedade se interessar e posteriormente praticar o crime e explicações plausíveis sobre o assunto,as quais serão decorridas junto com o entendimento próprio de cada uma.

O estudo era feito tanto com o indivíduo de forma separada quanto em pequenos grupos.É importante saber que independente da teoria,o estudo parte de quatro elementos comuns,que é a lei,o criminoso,o alvo e o lugar.Quando o estudo analisa o indivíduo em si,é entendido que o crime ocorre por fatores internos do indíviduo que o influencia,seja pela raça,pela sua posição social,entre outros fatores.

Durante o surgimento das teorias da criminalidade,houve entre elas uma separação,que as dividiam entre:teorias do consenso e teorias do conflito social. O requisito usado para separá-las foi a forma que os sociólogos encaravam com a composição da própria sociedade.Por isso,para as teorias que prevaleciam o consenso,a importância para um bom funcionamento da sociedade,o motivo para estar funcionando bem é justamente as instituições,por isso,para que não tivesse o crime,era preciso que o indivíduo respeitasse as regras sociais,aceitasse as regras que conflitava com as próprias dele e tivesse,principalmente,um objetivo comum entre ele e o resto da sociedade.Já a outra teoria,a ordem da sociedade era atingida pela força e pela repressão,pela própria força do Estado.

Será desconrrido,de forma separada,cada defesa e entendimento específico de cada teoria que foi considerada como auxilio para a formação do entendimento atual.

Escola de Chicago

Está no grupo das teorias consensualistas.Teve início nas décadas de 20 e 30,pela Universidade de Chicago.

O método usado era por atividades empíricas,visto isso,por este conhecimento prático,que o próprio sociólogo vivenciava(observador participante),observando possíveis fatores,o diagnóstico era confiável sobre os problemas sociais que a sociedade,possivelmente estava enfrentando.

Robert Park,que teve a obra pioneira na defesa dessa teoria,encarou o crime como um fenômeno natural,que por razões do crescimento da metrópole,das migrações que estava ocorrendo,e por isso,com o surgimento de áreas isoladas por imigrantes,seriam então,influenciadores para a prática criminosa. Então é possível concluir que a escola teve grande relevância em relação a organização das cidades e o surgimento de crimes,por isso,por este pensamento,o espaço urbano era o principal causador da delinquência. A cidade em si,por esses estudiosos,se dividia em determinadas áreas,sendo algumas mais criminosas que a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com