TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tgp resposta sobre estado absolutista (Jean Bodan)

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

 O estado máximo veio em prol de manter a harmonia e organizar o grupo social, intervindo e dominando, abandonando o extremo individualismo, para manter em ordem e proteger o bem comum.

 Estabelecendo limites políticos e administrativos abrindo princípios da livre concorrência. E também com foco nas políticas sociais como educação segurança, saúde, empregos.

 Porém muitas das vezes não supre as necessidades da população, as quais foi proposta quando assumido o poder deixando lacunas.

 E como características de burocracia em relação a economia do estado máximo, de certa maneira ela o prejudica, pois, o mercado fica mais centralizado em torno do estado tornando possível a corrupção que dificulta o cumprimento das metas propostas, fazendo que o estado seja visto como falho.

 No estado mínimo o poder estatal tende a intervir o mínimo possível disponibilizando uma maior liberdade econômica e política tendo funções do estado somente a promoção da segurança pública, da justiça e do poder de polícia, e também para a criação da legislação para assegurar que essas normas fossem cumpridas. Abrindo espaços para a privatização em áreas dos serviços públicos que antes eram ofertados pelo estado fazendo assim no setor econômico uma liberdade individual sem a intervenção do poder estatal.

 Porém com essa privatização haveria uma perda das conquistas trabalhistas, por exemplo, ausência de sindicatos, alteração na legislação de aposentadorias etc. Pois seriam determinadas por órgãos privatizados estabelecendo suas próprias regras e condutas.

Extra.

1 Jean Bodin defende a ideia de poder absoluto perpetuo, onde só absolutamente soberano quem não depende de ninguém, um poder supremo e indivisível. Dentro dessa ideia defende que, todos devem ajoelhar-se frente ao rei, jurar obediência, até beijar a mão do rei, indo contra qualquer possibilidade de poder do povo, assim destruindo o corpo político.

Discordando da ideia desses autores ( Jean Bodin ) defendo a ideia de democracia, onde o povo tem o poder da escolha quebrando o poder absoluto com o direito a votos ,e escolhas de seus representantes, de modo que o povo não fique omisso totalmente a um poder extremo como proposto por esses autores.

Se o povo se compromete somente a obedecer, não existe escolha livre, pois acaba com a liberdade de vontade.

2 Acho que sim pois, excluiria qualquer possibilidade a escolha de quem estaria no poder para governar, onde o povo seria submisso a qualquer escolha tomada pelo poder “extremo” sem direito a questionamento, como na ideia de ( Bodin ) “o poder é indivisível” e não depende de mais ninguém.

Acredito que em um passado recente a (Ditadura Militar) pode ser comparada a uma parcela desse poder inquestionável, e possa ser usada como exemplo.

E isso excluiria as eleições a presidência por exemplo. Onde o povo tem o poder e a liberdade de estudar e conhecer oque os candidatos estão propondo para o futuro da nação (povo), caso eleitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com