TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Teoria Da Norma

Por:   •  24/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

O Ordenamento Jurídico é um conceito de extrema importância dentro do estudo do Direito e que se refere ao conjunto de normas e os princípios que estabelecem condutas para uma vida em sociedade que traga bem-estar social, estabelecendo os direitos e deveres dos cidadãos. Além disso, o Ordenamento Jurídico estabelece as relações entre os indivíduos e o funcionamento do sistema jurídico.

No livro "Introdução ao Estudo do Direito" de Tércio Sampaio Ferraz Jr., o autor estabelece o conceito de Ordenamento Jurídico como um sistema normativo complexo e hierarquizado. Segundo Ferraz Jr., o Ordenamento Jurídico é composto por um agrupamento de normas que regulam as relações sociais e são reconhecidas como válidas dentro de uma determinada comunidade política e social.

O autor destaca que o ordenamento jurídico é caracterizado por três elementos essenciais: unidade, coerência e completude. A unidade refere-se à ideia de que o ordenamento é um sistema único, integrado e interdependente, de forma que todas as normas e regras devem estar se relacionando e mantendo coerência entre si. Além disso, as leis devem ser interpretadas em conjunto, e não de maneira isolada, para que se evitem contradições e ambiguidade jurídicas. O segundo elemento é a Coerência e diz respeito à harmonia e à lógica interna dentro do sistema jurídico. Isso significa que as normas devem estar em conformidade com os valores e princípios primordiais da sociedade. O último e terceiro elemento, diz respeito à completude e significa que o ordenamento jurídico deve ser capaz de regular todos os aspectos relevantes da vida em sociedade, de forma que seja possível preencher possíveis lacunas legais. Portanto, a completude busca evitar situações em que se possa haver omissões normativas que gerem incertezas. Esses três elementos são indispensáveis para a eficácia e legitimidade do Ordenamento Jurídico, proporcionando uma estrutura coesa e abrangente para que se possam regular as condutas humanas.

Além disso, Ferraz Jr. ressalta a importância da hierarquia das normas no Ordenamento Jurídico. A hierarquia é crucial para que se estabeleça a autoridade das normas, a coesão no sistema jurídico e o equilíbrio entre os diferentes poderes e instâncias existentes. Ela também contribui para a segurança jurídica e para a previsibilidade das relações sociais. A ordem hierárquica das normas jurídicas pode variar de acordo com cada sistema jurídico de cada país, mas geralmente apresentam uma estrutura semelhante. Por exemplo, no Brasil a Constituição Federal está no topo da hierarquia, sendo considerada a norma suprema do Ordenamento Jurídico. Abaixo da Constituição, estão as leis complementares e as leis ordinárias. As leis consideradas complementares são as que se tratam da matéria específica tratada na Constituição, enquanto as leis ordinárias são aprovadas pelo Congresso Nacional e tratam de assuntos gerais. Em seguida, temos os decretos legislativos e as resoluções, que são normas deliberadas pelo Poder Legislativo e pelos órgãos administrativos, de maneira respectiva. Eles possuem um alcance mais restrito que as leis e tem como objetivo regulamentar situações específicas. E por fim, na base da hierarquia, estão os atos administrativos, que servem como as portarias e os regulamentos. Esses atos são emitidos pelos órgãos da administração pública e possuem atuação restrita em determinadas áreas de atuação. É importante ressaltar que a observância da hierarquia garante a validade e a eficácia das normas jurídicas, normas inferiores devem estar em conformidade com as normas superiores, e a desobediência hierárquica pode resultar em invalidade ou anulação das normas que foram contrárias as superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com