TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria Da Administração E Economia Anhanguera

Trabalho Escolar: Trabalho Teoria Da Administração E Economia Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O Objeto deste trabalho trata-se de empresa familiar, com intuito de identificar características específicas, vantagens e desvantagens, principais dificuldades na sua gestão, no planejamento e principais diretrizes, para que o mesmo possa auxiliar no desenvolvimento e crescimento de outras, bem como na contribuição para o conhecimento próprio e dos demais interessados no referido tema.

A empresa Bebidas Pira e uma empresa familiar no ramo de bebidas, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por Dr. João Barroso.

O Dr. João Barroso dono da empresa de bebidas Pira é conhecido por ter uma história repleta de superações. Vindo do nordeste chegou a São Paulo, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Casado com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque.

Com a tecnologia se avançando o Dr. João Barroso investiu na empresa que hoje é referência em sabor e qualidade em todo Brasil.

Todavia a indústria de bebidas Pira enfrenta uma crise de gestão, pois, o Dr. João Barroso esta sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran.

Os funcionários temem que a falta de qualificação profissional dos filhos, reflita no desempenho da empresa, pois o Dr. João Barroso sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe.

Os filhos desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João Barroso.

Um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional, foi que sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai. Por este motivo, a empresa esta passando por uma crise de gestão, e precisa ser solucionado imediatamente.

Vejamos abaixo as competências e habilidades de Paulo e Iran:

Paulo

Gosta das coisas claras e objetivas

Tem dificuldades em repassá-las para os subordinados

Espera sempre as coisas acontecer para tomar alguma atitude

Não tem iniciativa própria

Não critica as decisões do pai e etc.

Iran

Fica alterado com suas convicções são contestadas

Sempre fazendo mudanças na empresa

Procura se prevenir de situações indesejadas

Tem um foco claramente estratégico e de longo prazo;

Respeita as decisões do pai e etc.

De acordo com os dados apresentados, foram propostas a seguintes mudanças na gestão da empresa, conforme será detalhado a seguir:

Entre os fatores citados existem pontos positivos e negativos, porém em alguns casos o que os determinam, são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com