TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Direito Civil

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: MARCOS ANTONIO ALVES DE SÁ FILHO

Matrícula: 20470

Turno: Noturno

Disciplina: Direito Civil VI

  1. Pergunta: domínio de bem móvel se adquire da mesma forma que o domínio de bem imóvel? Qual a diferença?
  2. Pergunta: Quem compra um imóvel e não registra no RI é considerado dono? Por que?
  3. Pergunta: a aquisição da propriedade de bem móvel e imóvel acontece sempre da mesma forma? Qual o modo de aquisição originária da propriedade mais comum para móveis e imóveis?
  4. Pergunta: a propriedade aparente é considerada como uma forma de aquisição da propriedade? Por que?

1 – Não, o domínio representa a propriedade que seria/será exercida sobre bens físicos. Para bens moveis o domínio se dar através da tradição. Quando o domínio deve ser transferido do vendedor ao comprador após o pagamento do preço estipulado, ou de saldar uma dívida com dação em pagamento. Já o bem imóvel precisa de um registro para comprovação da aquisição do bem.

2 – Não, enquanto o comprador não registrar o imóvel ele não tem a garantia de ser dono do imóvel. Como diz o art.1.245 “§1 o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”

3 – Não, existem diversas formas de como a propriedade pode ser adquirida, como a compra e registro do bem ou a usucapião. O modo originário mais comum é a usucapião, já que não precisa da autonomia privada, não há acordo das partes e sim uma posse mansa, passiva e contínua.

4 – Sim, existe a suposição. Mas não pode ser considerada proprietário caso seja um terceiro de má-fé. Já um terceiro de boa-fé pode ser considerado o proprietário, mesmo havendo por trás a vontade de fraudar, como tirar um bem do nome de alguém para que não seja alcançado por um credor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com