TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Direito Civil Usucapião

Por:   •  11/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.580 Palavras (11 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Posse        

2.2        Breve história da usucapião        

2.3        usucapião        

2.3.1        Usucapião Extraordinária        

2.3.2        Usucapião Ordinária        

2.3.3        Usucapião Especial        

2.3.4        Usucapião Especialíssima        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A usucapião é um modo de aquisição da propriedade, na modalidade derivada. Ela tem sua importância sendo discutido desde Platão na Grécia antiga, berço dos pensadores, até a atualidade, aonde novas modalidades vêm sendo criadas.

É claro que muito do seu contexto vem sendo modificado com o tempo, mas a dogmática continua a mesma de séculos atrás, o que ocorre com muitos institutos. Esse instituto visa a proteção mor da função social da propriedade, e a perda da mesma para quem não a cumpre, abandonando o imóvel.

Existem três modalidades de usucapião, sendo que uma, recentemente criaram uma subespécie. Temos a extraordinária, que possui o maior requisito de tempo, mas não exige o justo título nem a boa-fé, apenas a posse e o tempo. Logo após temos a ordinária, essa, apesar de ter um menor lapso de tempo comparado com a extraordinária, exige o justo título e a boa-fé. A especial é a que mais deixa claro a defesa da função social, pois nela é obrigatório que seja feita a propriedade de moradia ou que tenha exercido sobre ela o trabalho, essa se divide em rural e urbana. Foi desta que nasceu a especialíssima, que é voltada para o cônjuge que abandonou o outro, esse abandonado pode encontrar assegurado por esse instituto, garantido a segurança do domínio.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. POSSE

Não podemos adentrar afundo em usucapião sem passarmos pelo instituto da posse. Pois dois elementos essenciais da usucapião, adiantando, um é a posse. A posse é um instituto que veio do tão brilhante direito justinianeu, uma das três partes, e mais importante, do direito romano. E desde lá não se perderam as proposições, como Caio Mario diz: “É, mesmo quando alguém supõe estar fazendo obra original, nada mais consegue do que repetir ou adaptar em linguagem a experiência que o Corpus Iuris Civilis fixou há 15 séculos, e que o tempo decorrido e o reestudo sedimentaram.”.

A posse difere da propriedade, este possui todas as prerrogativas de utilizar a coisas em todas as suas funções, aproveitando seus benefícios, podendo trocar e vende-la; já o possuidor não possui documento hábil que comprove a qualidade de proprietário, mas age como se fosse, e desta forma é protegido pelo ordenamento jurídico. Vale salientar que todo proprietário é possuidor, mas nem todo possuidor é proprietário.

Existem duas teorias sobre a posse: a subjetiva e a objetiva, não cabe a este trabalho explorá-las, só precisamos saber que o Código Civil de 2002 manteve a doutrina do seu antecessor, o objetiva de Rudolf Von Ihering. Sua teoria se baseia no elemento corpus sendo a conduta externa da pessoa, ou seja, a aparência de proprietário. E o animus é a vontade de proceder como procede habitualmente o proprietário, não sendo necessária a intenção de ser o dono, apenas o affectio tenendi.  

  1. BREVE HISTÓRIA DA USUCAPIÃO

Esse instituto teve sua primeira passagem na famosa obra de Platão “A República”, onde ele fala sobre a prescrição aquisitiva como uma forma de combater a desigualdade. Mas a maioria dos autores afirma que sua origem vem do direito romano. Cícero criou então a usucapião, se baseando nas Leis das Doze Tábuas, sendo que naquela época eram de dois anos para imóveis e uma para os moveis.

Esse instituto era importante, pois protegia os cidadãos menos instruídos que recebiam as coisas sem as solenidades necessárias. Com o Império Romano em constante expansão os prazos começaram a aumentar, pois era difícil fiscalizar uma extensão jurisdicional tão grande.

Mesmo os bens do estado, do imperador e do fisco tinham como ser usucapidos, mas era uma prescrição de quarenta anos.

  1. USUCAPIÃO

        A usucapião é uma forma de aquisição de propriedade ou de outro direito real. Alguns a chamam de prescrição aquisitiva, já outros acham essa classificação errônea, como Caio Mario, isso porque a usucapião tem dois elementos básicos e indispensáveis, a posse e o tempo. É claro que há outros requisitos, mas esses são melhor explorados dentro das espécies e não de forma abrangente.

        É claro que não pode haver duvida à modalidade de aquisição gerada pela aquisição per usucapionem. Não há como dizer que seja originária, pois alguém já foi proprietário da coisa anteriormente. Não se pode negar que lhe falta a transmissão voluntaria, ordinariamente presente na aquisição derivada, mas é assim que é classificada essa modalidade de aquisição.

        Este instituto precisa possuir um fundamento ético, para que seja retirada a propriedade de outrem. Muitos se falavam entre a briga das duas doutrinas, objetiva e subjetiva, mas nos tempos modernos a preocupação é voltada para a função social da propriedade, com tantas pessoas passando necessidade, algo parado, sem estar cumprindo sua função econômica na sociedade é algo inaceitável. Desta forma temos a usucapião, que visa privilegiar aqueles que trabalham na coisa usucapida, dando sua função social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com