TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Introdução á Ciência do Direito

Por:   •  26/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

   Trabalho: Introdução á Ciência do Direito

a)- Diferença entre Direito e Religião.

A religião é mais "abstrata", ela descreve uma relação homem / Deus, enquanto o Direito é mais concreto, nele, a alteridade é essencial (concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e é interdependente do outro) e não é necessária à religião.

b)- Explique a teoria do Mínimo ético e a relação entre Direito e Moral.

A teoria afirma que o Direito seria um conjunto mínimo de regras morais obrigatórias para a sobrevivência da moral e, consequentemente, da sociedade.

O Direito e a Moral são regras sociais que regulam o comportamento do Homem em sociedade, definindo um conceito de comportamento que é certo e o que não se enquadra neste comportamento é tido como errado.  É possível enxergarmos que existem regras sociais que se cumprem de maneira espontânea, como por exemplo, ser bom e honesto. Tais comportamentos são cumpridos sem a necessidade de ninguém nos forçar para agir dessa maneira, é o mundo de conduta espontânea, onde estas regras sociais são cumpridas, muitas das vezes, sem nem percebermos, este é o campo de atribuição da moral. Já por outro lado, existem regras sociais que o homem em sociedade só cumpre de forma obrigatória ou forçada, este é o campo de atribuição do Direito, regra social que tem como sua essência a coercibilidade, visando regular o homem em sociedade de forma jurídica, tendo a figura do Estado como regulador dessas regras de organização.

c) Explique e diferencie Direito e Moral indicando as características de cada ordenamento.

A Moral é individual, interna, pertence à conduta individual da pessoa, ao seu consciente ou inconsciente, ao seu íntimo, enquanto o Direito representa sempre uma alteridade, uma relação jurídica, uma norma de agir dotada de sanção e coerção, projetando-se, portanto, externamente.

Tanto a Moral como o Direito possuem conteúdos éticos, isto é, o sentido de agir. A ação, ou mais amplamente a conduta, pode ser ética ou jurídica. Com muita frequência, a ação amolda-se ou contraria tanto a Moral como o Direito.

As regras morais objetivam o aperfeiçoamento do indivíduo; as regras jurídicas apenas facilitam o convívio social, procurando prevenir e solucionar conflitos.

d) O que significa dizer que a sanção juridica é institucionalizada, e a sanção moral e religiosa não é?

Na sansão institucionalizada se tem 3 coisas: 1- para toda violação de uma regra primária. 2- é estabelecida a respectiva sanção. 3- são estabelecidas as pessoas encarregadas de obter sua execução.

Não, pois na moral e na religião não é possível se analizar dessa maneira, já que são formas diferentes de sansões, valem mais pela moral, pelos costumes.

Talles Foerch.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com