TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Obre Transexual

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4
  1. INTRODUÇÃO

       A transexualidade tem como conceito à condição do indivíduo cuja identidade de gênero difere daquela ao qual foi designada ao seu no nascimento. Um transexual pode procurar fazer a transição social para outro gênero, através da forma como se apresenta ou de intervenções no corpo ,podendo ser redesignação sexual ou apenas feminilização/masculinização dependendo do gênero pode ser administrado hormônios, cirurgias plásticas e cirurgia de redesignação sexual.A feminilização/masculinização envolve aspectos comportamentais, de vestimenta ou vestuário e biológicos anatômicos, sendo os dois primeiros ligados meramente a questões sociais e o último ligado ao dimorfismo sexual na espécie humana.

       A França, onde a transexualidade deixou de ser considerada como transtorno mental em 2010, foi o primeiro país a tomar esta decisão.Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a transexualidade da lista de transtornos mentais, porém, continua na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID), mas em uma nova categoria, denominada "saúde sexual".Alguns consideram que as mudanças provocadas por tratamento hormonal, sem alterações cirúrgicas, são suficientes para qualificar o uso do termo transexual, ideia essa baseada em alterações físicas ligadas ao dimorfismo sexual.

        Outros, especialmente agentes de saúde, acreditam que existe um conjunto de procedimentos, que engloba psicoterapia, hormonoterapia e cirurgia que devem ser seguidos de acordo cada caso e não de forma padronizada para todos.Uma definição mais simples, utilizada por alguns autores, considera como transexual alguém que se identifica com o gênero oposto.

       O termo corrente para definir mudanças de características sexuais é Cirurgia de Reatribuição Sexual – CRS,um termo que reflete a ideia de que as pessoas transexuais não estão “mudando de sexo”, mas corrigindo seus corpos. Tem sido comumente aceito que o desejo de pertencer ao gênero oposto, ou a afirmação de que determinada pessoa é do gênero oposto ao gênero designado no nascimento, já é condição suficiente para alguém ser transexual. Em contraste, algumas pessoas transgêneros muitas vezes não se identificam como sendo ou querendo pertencer ao gênero oposto, mas como sendo ou querendo ser do gênero oposto.

       Transexualidade é um termo entre os comportamentos ou estados que abrigam o termo transgênero. Transgênero é considerado um termo guarda-chuva para pessoas que fogem dos papéis sociais de gênero. Muitas dessas pessoas da comunidade transexual não se identificam como transgênero. Alguns vêem transgênero como descaracterização e não reconhecimento de suas identidades porque, para estes, o termo significa uma "quebra de papéis sociais de gênero", quando de fato vêem a si mesmos como pertencendo a um papel de gênero diferente do que lhes foi designado no nascimento.

      Pessoas transexuais são muitas vezes definidas como pertencentes à comunidade LGBTQ+ ou queer e alguns se identificam dentro da comunidade; outros não, ou preferem não usar o termo. Deve ser ressaltado que a transexualidade não está associada ou é dependente da orientação sexual. Mulheres e homens transexuais exibem uma gama de orientações sexuais, da mesma forma que os cissexuais (não-transexuais). Eles sempre usam termos para sua orientação sexual que estejam relacionados com o gênero final. Por exemplo, alguém designado como do gênero masculino no nascimento, mas que se identifica a si como uma mulher e que é atraída tão somente por homens, irá identificar-se como heterossexual, não como gay; da mesma forma, alguém que foi designado como do sexo feminino no nascimento, se identifica como homem e prefere parceiros homens irá se identificar como gay, não como heterossexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com