TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Penal, Resumo Em Busca das Penas Perdidas Zaffaronni

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTA CRUZ DE CURITIBA

FICHAMENTO

 DE

 DIREITO PENAL

                                                                                Trabalho efetuado para obtenção de nota parcial na matéria de direito penal, ministrada pelo Professor Paulo Incott.

Aluna: Jessica Allana Pereira da Silva

Turma: Dir5Sam.

Professor: Paulo Incott

Curitiba 2019

Em Busca das Penas Perdidas

O livro do autor Eugenio Raul Zaffaroni, busca estabelecer a deslegitimação, em forma de um processo do sistema penal, na amplitude da américa latina, mostrando e decifrando questões que colocam em xeque a crise institucional do sistema que aqui é dilacerado. Este livro elenca uma proposta de organização do sistema penal carregado na realidade social e jurídica, em que se encontra um exemplo construído dele mesmo, a obra mostra uma visão ampla da deslegitimação do sistema penal, ora um sistema em decadência, mas ele demonstra que é possível sua reconstrução, sendo a sua base a dogmática jurídico penal, seguindo seus princípios com uma base garantida e ética, o que é feito na realidade onde se situa um novo paradigma proposto. Assim a obra mostra todos os problemas existentes do direito penal, como uma corrosão em suas estruturas, que aos poucos vai se destruindo até se abalar e acabar com todo o sistema. A ruptura da sua teoria que tenta justificar um sistema falho, onde na realidade tenta demonstrar algo que não se produz os verdadeiros efeitos, ora esperados.

O autor no livro mostra que o discurso jurídico – penal somente seria racional se fosse verdadeiro e coerente, se isto não é seguido, mostra a crise existente em todo o sistema, que tenta cada vez produzir a deslegitimação. Zaffaroni desta forma divide a obra aqui analisada em 3 partes consideravelmente importante: A primeira a deslegitimação do sistema penal e a crise do discurso jurídico – penal, onde toda a estrutura do penalismo latino americano é mostrado de forma a mostrar as suas mais explicitas falhas, analisando as fontes que amparam teoricamente a deslegitimação em outros países e os latinos americanos, desta forma ele mostra que se deve ter uma construção teoricamente própria, para uma realidade jurídico social própria. A segunda parte é uma resposta a deslegitimação e a sua crise, nesta base o autor encontra várias teorias centrais e marginais, respondendo as denuncias da crise e da deslegitimação, colocando a realidade marginal como sua principal ideia, e de forma cabível e necessária busca a resposta marginal, vendo a necessidade enquanto isto for uma proposta concreta. Na terceira parte, a construção do discurso jurídico – penal do ponto inicial do realismo marginal, onde o autor mostra a falta de legitimidade no referido discurso.

Zaffaroni, nos mostra que devemos compreender com menos idealismo a função dos sistemas penais existentes na sociedade de todas as classes, focando nas latinas americanas. A obra é de certa forma uma denúncia ao sistema penal defeituoso e ineficaz, buscando trazer este sistema novamente para a realidade atual, o “realismo marginal” onde na qual todo o sistema opera. O fundamento que vai de encontro a este sentido, produz efeitos devastadores que é estabelecida por diferentes bases que não se comunicam entre si, gerando assim situações controversas, que contribuem para todo o problema existente, desta forma pode se ver que o penalismo deixou a sua pretensão  de coerência filosófica, deixando seu discurso cada vez mais danificado e empobrecido, ficando assim uma junção de ideologias sem compatibilidade. A falta das bases epistemológicas positivistas kantiana, hegeliana e a neoidealista. Assim se vê a proposta de reconstrução do sistema penal através de uma nova dogmática a partir da realidade latino-americana, estando presentes neste livro as mais incríveis razões defendidas com afinco por Zaffaroni. Em Busca das Penas Perdidas é um livro critico, a um sistema que possui enormes defeitos, que se analisado e reformulado, por vir a funcionar, mostrando assim ser legitimo o discurso jurídico penal, repensar o sistema penal a partir da realidade marginal que é exposta pelo autor, tratando assim de uma excelente obra, que abre a visão sobre o sistema penal que está operante nos principais ordenamentos jurídicos presentes no mundo. Espera que através da analise deste livro, se possa compreender a situação dos mais importantes sistemas penais, que vem até o presente momento ser falho, sem a legalidade que possa a legitimar, o discurso jurídico penal é uma farsa que se mostra com a leitura desta obra, a crise no sistema penal, por meio de corrupção e fraudes existentes por causa desta falha no sistema por causa na maior parte de seus agentes. A situação social, a falta de inserir o apenado novamente na sociedade, uma falha grave, onde mesmo após cumprir a sua pena, a sociedade em geral, se mostra rígida em dar uma chance a um ex apenado, falhas que são contraditas no sistema jurídico penal, que não possui uma coerência, nem mesmo uma veracidade, mostrando-se um sistema totalmente afundado em mentiras. Em uma breve análise deve-se buscar a efetivação e o fortalecimento das garantias penais, buscando fundamentar cada vez mais as que estão previstas em suas cartas magnas, usando se assim dos direitos humanos e legitimando-o para que não haja restrições. Está obra mostra com maior clareza os institutos do direito penal, que busca estabelecer limites para a irracionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com