TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho cientifico sobre resumo e resenha

Por:   •  17/10/2020  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

UNICBE UNIDADE SANTA CRUZ

RAFAEL GONÇALVES DE ARAUJO / MAT. 20235015002

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

PROFESSOR JORGE AMARAL

RIO DE JANEIRO

2020.2

UNICBE UNIDADE SANTA CRUZ

RAFAEL GONÇALVES DE ARAUJO / MAT. 20235015002

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Trabalho sobre resumo e resenha

referente a complementação da nota na disciplina de Metodologia Científica em curso no 1º período.

Rio de Janeiro

2020.2

Neste trabalho iremos apresentar as características necessárias para fazer um Resumo e uma Resenha e suas diferenças básicas.

Para fazer um resumo os aspectos do texto original precisam ser preservados, ou seja, não podem conter opiniões que não sejam a do autor do texto. O Resumo precisa ser uma reflexão sobre as ideias principais do conteúdo do texto sem citações do documento de origem. O texto deve ser conciso e escrito com frases afirmativas.

O Resumo Acadêmico pode ser simples ou expandido. O resumo simples destaca as principais parte do texto porem não ultrapassam uma página. Já o resumo expandido contem tudo que é essencial porem é preciso incluir referências bibliográficas e comparações do assunto principal com trabalho semelhante da mesma área. Esse resumo deve ter entre quatro ou cinco páginas.

Quando se trata de uma resenha as regras são diferentes. A resenha analisa o conteúdo apresentado que é descrito com aspectos mais relevantes porem com a opinião de quem está escrevendo. Assim, pode ser um texto descritivo ou crítico, apresentando os principais aspecto do assunto analisado e as informações mais importante sobre ele.

As resenhas podem ser: cientifica, opinativa ou critica.

A resenha cientifica deve apresentar um resumo sintetizado e a critica sobre o trabalho cientifico que se baseia. Essa critica precisa ser clara e pertinente sobre o que foi elaborado no trabalho de origem.

Já a resenha Opinativa ou crítica deve apresentar, assim como a resenha cientifica, o resumo dos principais conteúdos do trabalho original, apresentando os aspectos mais importantes, porém esses aspectos precisam ser analisados de forma concisa e minuciosa que iram basear comentários pessoais de quem está escrevendo. Criando assim, um juízo de valor sobre a obra apresentada.

Sendo assim concluímos que, um resumo apresenta os principais pontos de um texto ou conteúdo original. A resenha, além de apresentar as ideias essências da obra em que se baseia de forma resumida, busca acrescentar argumentos e críticas sobre aspectos fundamentais da obra original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com