TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha metodologia do trabalho cientifico

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 3

LUCKESI, Cipriano Carlos. Processo de leitura crítica da palavra escrita. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. et al. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1998. p. 144-153.

O texto referido trata-se do quarto capítulo do livro “Fazer Universidade: uma proposta metodológica”, de Cipriano Carlos Luckesi. Da tipologia textual, pode-se classificá-la como injuntiva. O capítulo foi disposto em sessões, onde são esclarecidos os elementos do esquema proposto pelo autor para a formação de leitores críticos, pontuando métodos a serem considerados ao fazer o estudo e análise de textos que dispõe de uma estrutura lógica rigorosa, enfatizando os textos filosóficos e científicos.

O autor atualmente se encontra aposentado pela Universidade Federal da Bahia, onde lecionou Filosofia (1972 a 2002). Regeu também disciplinas na graduação e pós-graduação em Educação, assim como da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia (1976 a 1994), onde trabalhou na área de Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia da Pesquisa. Permaneceu vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação orientando alguns mestrandos e doutorandos e participando do Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade até o ano de 2010.

O texto se constitui de um roteiro para realização de uma leitura crítica, isto é, entender por um lado a mensagem transmitida pelo autor e por outro lado, fazer um julgamento do que foi lido. Para isso, Luckesi dispõe de três conjuntos de atividades que poderão ser processados simultaneamente no exercício da leitura ou ser apresentados e relacionados intencional e sistematicamente separados. O primeiro conjunto se refere à decodificação da mensagem do autor, identificando elementos subsidiários, ou seja, elementos auxiliares do entendimento da leitura e do julgamento crítico do que foi lido. São eles: referência bibliográfica, identificação do tipo de texto - filosófico, científico, literário -, conhecimento dos dados biográficos do autor e o estudo dos componentes desconhecidos do texto.  O segundo conjunto está relacionado à compreensão da mensagem do autor, levando em consideração os seguintes elementos: a identificação e análise do título do texto, identificação do tema abordado - bem como a problematização feita pelo autor -, identificação da ideia central do texto e da argumentação apresentada. O terceiro conjunto se refere à prática do julgamento do texto e da mensagem do autor, e apresentação de um propósito de ação. Foram apresentados dois mecanismos, que são a avaliação do texto e as proposições. Quanto à avaliação do texto lido, deve ser feita a partir de uma perspectiva externa - como a autoridade cientifica do autor para discutir determinado assunto, a coerência ideológica do texto com o posicionamento político do autor - ou de uma perspectiva interna - se refere à estrutura do texto e validade de seu conteúdo, o valor social da mensagem e seu significado político. Quanto às proposições, define-se como um julgamento de valor para uma tomada de posição, conduzindo a uma forma de ação. As proposições podem ser feitas tanto pela ampliação do que foi avaliado como bom e significativo quanto pela busca do preenchimento das lacunas daquilo que foi considerado inadequado. O autor conclui o capítulo propondo o conceito de leitor-autor, papel assumido ao concluir uma leitura crítica, capacitando o indivíduo a expressar a própria reflexão, ampliando o conhecimento através de novas problematizações e suas respectivas respostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com