TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Ciência Política

Por:   •  18/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

  1. Da Obra Analisada:

Objeto de avaliação da disciplina Ciência Política

DIAS, REINALDO. Ciência Política. São Paulo: Atlas, 2013 Capítulos 1, 2 e 3.

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

DIAS, REINALDO. Ciência Política. São Paulo: Atlas, 2013 Capítulos 1, 2 e 3.

 

Questões do Capítulo 1; Introdução a Ciência Política.

1-Apresente as várias concepções do termo política.

R: A politica possui varias concepções como a que se vincula a ações do Estado e sua gestão propriamente. Outra definição pode ser entendida como meramente um exercício do poder em atos sociais.

2-Explique a relação entre a ciência política e a teoria jurídica do Estado.

A Ciência Política põe foco na doutrina e ou no estudo das relações politicas de uma sociedade com seu Estado como relação de governo, já a Teoria Jurídica do Estado é um conceito formal onde os sistemas jurídicos podem ser mensurados em razão der sua funcionalidade. A principal função deste é servir de guia para as ações e ou comportamentos sociais.

3-Explique a concepção de sistema político de Robert Dahl.

Fatos narrativos e históricos da antiga URSS trouxe Robert Dahl ao pensamento conservador. Defendeu a autogestão, a distribuição de renda e a igualdade política. Defendeu o Estado Democrático. Tinha no sistema politico um conceito de democracia plena e que era necessário que tivesse a participação efetiva dos indivíduos e de uma sociedade inclusiva na escolha da forma das tomadas de decisões. Igualdade real de votos na etapa decisória.

4- Apresente em detalhes, as origens do pensamento político.

A forma de pensamento politico tem seus registros primitivos na Grécia clássica, século VI a. C.,

O homem ali abandona a mitologia e o simbolismo, e passa a explicar racionalmente a sua existência no mundo que o circunda.

O surgimento da pólis grega, que foi decisivo para provocar grandes alterações na vida social e política dos homens. Abre-=se espaço para o surgimento de uma sociedade mercantil e expansão marítima. Essa expansão necessitou a criação de uma base institucional solida na sociedade e uma pressão pela formação de urgentes reformas politicas, precisamente apresentadas por Sólon e Clistenes.

É elaborado um novo ideal de justiça, onde  qualquer  cidadão tem direito ao poder. Nasce portanto, uma nova noção de justiça, que passa a assumir um caráter político e não apenas moral, não dizendo respeito apenas ao indivíduo e aos interesses da tradição familiar, mas também se referindo à sua atuação na sociedade.

Agora a linguagem, por meio do diálogo e da discussão, passa a ocupar um papel primordial para convivência social.

Questões do Capítulo 2: A Questão do Poder

5- Apresente o conceito de poder?

É a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, mesmo que haja resistência de alguma maneira. Num contexto sociológico existem diversos tipos de poder:

  1. Poder social, o do Estado.
  2. Poder econômico pela força de uma empresa,
  3. Poder militar,
  4. Poder político, etc.

Max Weber e Pierre Bourdieu, foram importantes para o desenvolvimento da atual concepção de poder nos trabalhos.

-        Max Weber entendia que o poder  seria a probabilidade de um certo comando com um conteúdo específico ser obedecido por um grupo determinado.

-        Bourdieu defendia a ideia de que havia o poder simbólico que seria o poder invisível que só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que estão sujeitos a esse poder ou mesmo daqueles que o exercem.

6- Para Norberto Bobbio, há três tipos de poder social: o poder económico, ideológico e o político. Discuta cada um deles.

 O poder político, diz respeito ao poder que um homem exerce sobre outro, a exemplo da relação entre governante e governados. No qual se tem a exclusividade para o uso da força.

O poder ideológico está alicerçado sobre o estudo da estrutura da pólis e das suas várias formas históricas ou ideais, a filosofia política pós-clássica caracteriza-se pela contínua tentativa de uma delimitação daquilo que é político (o reino de César) em relação àquilo que não é político (seja ele o reino de Deus ou o reino das riquezas), por uma contínua reflexão sobre aquilo que diferencia a esfera da política da esfera da não política, o Estado do não Estado...” (ibidem, p. 172). Os atores desse tipo de poder trabalham para os atores dos outros dois poderes: o político e o econômico.

O Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. Quem tem terras, dinheiro e bens exerce influência sobre os despossuídos.

 

7- Apresente e discuta as principais fontes de poder.

Poder da coerção; É um recurso válido na ação de busca de resultados, desde que usado não como intimidador, mas como um verdadeiro restaurador do equilíbrio na relação produtiva – busca de resultados, exercício da liderança e na negociação.

Poder da legitimidade e o poder legítimo: e sustenta a partir de dois pontos básicos...

O poder que se fundamenta na lei;

O poder que se fundamenta na aceitação pelos envolvidos na discussão de um fato, ou na escolha de um processo decisório.

O uso da lei como reforço deve ser um forte incentivo aos envolvidos na relação produtiva, na medida em que se torna extremamente difícil para os interlocutores questionarem este princípio de legitimidade. A lei é um forte ratificador dos processos de legitimidade,

Poder da informação

O uso adequado dos dados disponíveis, ou melhor, a oportunidade de usá-los quando conveniente ou indicado, é a que melhor define o conceito do poder da informação. Os indivíduos ou organizações que disponham de dados tem uma posição de destaque em relação a seus interlocutores. Estes indivíduos ou organizações estão em melhores condições de decidir a posição de mais força na discussão e na barganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (427.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com