TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Direito Civil

Por:   •  16/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de direito civil

Para o autor do texto,qual a importância da função social da sociedade ?

Resposta : Trata-se de uma concepção que se consubstancia no fundamento, razão e justificação da propriedade. Portanto no debate o autor tenta trazer a importância de um orçamento jurídico para dar respaldo a mudança de mentalidade, deixando o exercício do direito de propriedade de ser absoluto.

Esse objetivo corresponde ao interesse coletivo, não ao interesse do proprietário. E a observância da legislação trabalhista são, portanto, requisitos essenciais para o cumprimento da função social da propriedade.

Há quem ela beneficia ?

O próprio regime capitalista, ao configurar a execução da atividade do produtor de riquezas, dentro de certos parâmetros constitucionais ,o autor faz uma comparação com o  qualificativo social indicando que hoje a função que deveria ser social  da propriedade só atinge ao interesse do proprietário e não um direito coletivo. portanto, para ser constitucionalmente garantida, deve cumprir simultaneamente todos os requisitos previstos nos incisos do artigo 186 da Constituição.

Qual a base jurídica para seu fundamento ?

Dignidade da pessoa humana, como fundamento da ordem econômica constitucional (artigo 170, caput) e do valor social do trabalho como fundamento da República (artigo 1º, IV). A República Federativa do Brasil está fundada, entre outros, na dignidade da pessoa humana e no valor social do trabalho. A proteção constitucional da propriedade só pode se realizar enquanto respeitadora e garantidora destes fundamentos.

Propriedade na qual não se respeita a legislação trabalhista, ou na qual se atenta, na exploração da mão de obra, contra a dignidade da pessoa humana, como no caso da propriedade rural em que se emprega o inadmissível trabalho escravo, não tem proteção constitucional, pois não cumpre com sua função social. Não fosse suficiente o disposto no artigo 186, o artigo 243 da Constituição de 1988 reforça ainda mais o objetivo de combater todas as formas de exploração do trabalho análogas à escravidão no meio rural no Brasil.

A observância dos requisitos do artigo 186 da Constituição, portanto, é essencial para que a propriedade rural cumpra sua função social e que tenha direito à proteção constitucional. Estes requisitos, como prescreve o próprio texto constitucional, devem ser observados simultaneamente, não parcialmente, para configurar a realização do preceito constitucional da função social da propriedade rural. Deste modo, o imóvel rural que desrespeita a legislação ambiental e trabalhista, de acordo com o disposto no artigo 186, II, III e IV da Constituição da República de 1988, não cumpre sua função social, sendo passível de desapropriação para fins de reforma agrária, nos termos do artigo 184.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com