TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Direito Civil I - Vícios no negócio jurídico

Por:   •  21/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

1. Conceitue coação e explique a diferença entre a coação absoluta e coação moral ou relativa e qual delas é objeto de estudo do Direito Civil?

É o ato de exercer pressão psicológica ou constrangimento no indivíduo a fim de fazê-lo praticar, independente se por ação ou omissão, ato que não deseje. A coação poderá ser absoluta, quando o agente se utilizar de meios materiais para fazer com que aquele indivíduo pratique o ato, ou poderá ser moral, quando o agente fizer grave ameaça ao indivíduo, ao ponto que o faça temer por sua vida, de sua família ou por seus bens.

2. Como a coação vicia o negocio jurídico?

Vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, e esta responderá solidariamente com aquele por perdas e danos.

3. Quais são os requisitos e os efeitos da coação, e de um exemplo de coação.

Os requisitos para que se figure a coação são: a ameaça deve ser a causa determinante do ato, deve ser grave, injusta, atual ou iminente, que traga justo receio de grave prejuízo e que o prejuízo recaia sobre a pessoa, seus bens, a pessoa de sua família ou aos bens desta. Um exemplo de coação é ameaça de morte.

4. Existe coação de terceiro, explique e de um exemplo.

A coação por terceiro pode levar a anulação do negocio, desde que o declarante tivesse ou devesse dela tomar conhecimento. Quer dizer, se o declarante não tomou ciência da violência moral, nem dela devia conhecer o negócio jurídico não será anulado. É o que dispõe o art. 154, do CC “vicia o negocio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte que aproveite, e esta responderá solidariamente com aquele por perdas e danos”. (não achei exemplo)

5. O que é estado de perigo (fundamente), quais são seus elementos objetivos e subjetivos, de um exemplo de estado de perigo.

Configura-se em estado de perigo a pessoa que assume obrigação excessivamente onerosa para salvar-se, ou pessoa de sua família, de grave dano conhecido da outra parte. Difere-se, entretanto, a obrigação excessivamente onerosa da onerosidade excessiva. Os elementos objetivos são aqueles manifestados fora do íntimo da pessoa e perceptíveis por todos; e os subjetivos são aqueles que estão presentes no íntimo da pessoa, não sendo perceptíveis por todas as pessoas.  Exemplo: Alguém, vendo um membro de sua família em grave estado de saúde, sob risco de morte ou mal grave, aceita contratar o único médico disponível ou que pôde ser encontrado naquelas circunstâncias (seja pela sua disponibilidade, seja pela sua especialidade, etc.), pagando honorários muito superiores ao de mercado.

6. O que é lesão, quais são seus requisitos, de um exemplo de lesão.

A lesão consiste na desproporção existente entre as prestações do negócio jurídico em face do abuso de uma necessidade ou da inexperiência de uma das partes e causa sua invalidade. Para a caracterização da lesão são necessários dois requisitos técnicos: o  OBJETIVO - trata da desproporção entre as prestações pactuadas, estabelecidas no contrato, o segundo requisito é SUBJETIVO que está relacionado com o estado psicológico das partes. He Man, criado com os seus pais, nunca celebrou negócios e vende o seu palácio na cidade de Eternia por preço bem abaixo do valor de mercado
para pagar dívida contraída com o Esqueleto.

7. Qual a diferença de estado de perigo e lesão.

A principal diferença entre os dois vícios de consentimento, trata-se do fato de que para qualificar-se Estado de Perigo, a outra parte tenha cohecimento da situação de perigo. Caso contrário configura-se a lesão.

8. O que é simulação? Quais são seus requisitos? De um exemplo de simulação.

Juridicamente, pode-se definir simulação como a aparência de um negócio jurídico contrário à realidade, destinado a provocar uma ilusão no público, seja por não existir negócio de fato, seja por existir um negócio diferente daquele que se aparenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com