TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia O Desenvolvimento Humano

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 2

O desenvolvimento humano

                    ________________________________________________________________________

Teoria psicossexual de Freud: Baseadas na maturação em que o prazer muda de uma zona corporal para outra, da boca para o ânus e depois para os genitais. Em cada fase, o comportamente, que é a principal fonte de gratificação, muda - da alimentação para a eliminação e posteriormente para a atividade sexual.

___________________________________________________________________________

Teoria sociocultural de lev vygotsky: Como a teoria piagentina do desenvolvimento cognitivo enfatiza o desenvolvimento ativo das crianças. Segundo vygotsky as crianças aprendem através da interação social. Elas adquirem ablidades cognitivas como parte de sua indução àum modo de vida. As atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamentos e comportamentos de suas sociedades e a torná-los seus.

              ___________________________________________________________________

Teoria dos estágios cognitivos de Jean Piaget: O metod clinico de Jean Piaget combinava observação com questionamento flexível. Para descobrir como as crianças pensam, Piaget seguia suas respostas com mais perguntas, assim, ele descobriu que uma criança típica de quatro anos acreditava que moeda ou flores eram mais numerosos quando dispostos em fila do que quando amontoados ou empilhados. A partir da observação de seus próprios filhos e de outras crianças, Piaget criou uma teoria abrangente do desenvolvimento cognitivo.

___________________________________________________________________

Teoria do desenvolvimento psicossocial Erik Erikson: Enquanto Freud sustentava

que as experiências da infância moldavam permanentemente a personalidade, Erikson afirmava que o desenvolvimento do ego era vitalício.Cada estágio desenvolve uma crise na personalidade - uma questão de desenvolvimento que é particularmente importante naquele momento e que continuará tendo alguma importância durante toda vida. As crises que surgem de acordo com o cronograma de maturação devem ser satisfatoriamente resolvida para um saudável desenvolvimento do ego. A teoria de Erikson sustentou-se melhor do que a de Freud principamente por sua ênfase nas influências sociais e culturais e ao desenvolvimento depois da adolescência. Entretanto, alguns dos conceitos de Erikson, como os de Freud são de difíceis de teste.

___________________________________________________________________

Teorias social e biológico de Wallon: Seu metodo de pesquisa denomina-se análise e genética comparativa multidimensional, o qual consiste em compreender o desenvolvimento da criança a partir da análise comparativa entre o comportamento das crianças de distintas épocas e culturas, indivíduos normais e patológicod, assim como entre crianças e animais. o refenrencial teórico utilizado por Wallon basea-se epistemologicamente no materialismo dialético. Isso confere devida importância das bases biológicas, sem se enfatizar uma mecânica orgânica. Para Wallon a dimensão afetiva ocupa lugar central tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto na construção do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com