TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho, tecnologia e cultura no desenvolvimento humano

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Ao longo das eras o homem vem apresentando níveis de desenvolvimento diferenciados. De acordo com a Pré-História, houve grandes intervalos de tempo até nossos ancestrais descobrirem a utilização da ferramenta, do fogo, ou de técnicas que garantissem a sua subsistência. Assim também caminhava a evolução do hominídeo como espécie.

Dando um longo salto no tempo da humanidade, onde já encontramos o Homo sapiens como a forma final do homem racional, podemos também perceber o quanto o homem evoluiu no que diz respeito a trabalho, tecnologia e cultura – ambos entrelaçados entre si. O homem incutiu em nossa sociedade técnicas aprimoradas de garantir sua existência, através de avanços tecnológicos cada vez mais notáveis.

Tais avanços tecnológicos não apenas valem para garantir a continuidade da espécie humana, mas também para desvendar os mistérios do Universo. Tal curiosidade não é mero capricho humano, mas levados por uma necessidade de descobrir vida inteligente fora da terra, como mostrado no filme 2001 – Uma Odisséia No Espaço, e assim saber que não estamos sozinhos e interagir com ela.

A vida humana também adquiriu uma série de costumes. À medida que nossa espécie se espalhou sobre a Terra, em cada ponto do globo pode se observar determinados comportamentos, regidos por critérios pré-estabelecidos. Cada grupo que se estabeleceu em determinado ponto terrestre formou gradativamente ao longo do tempo, sua identidade cultural. A cultura é um dos aspectos mais importantes da passagem humana na Terra, pois registra muito da forma de viver em sociedade de nossa espécie.

“O alvorecer do homem”

Os primeiros hominídeos eram muito simples em suas vidas em sociedade. Como vemos no começo filme 2001 – Uma Odisséia No Espaço, pode se perceber como eles se organizavam. Eram herbívoros, isto é, se alimentavam com o que a terra lhes fornecia, e quando o alimento se acabava, eles se deslocavam para outro lugar.

Ainda não existia uma ideia de agricultura e de organização do trabalho. Mas com a descoberta da ferramenta, a partir de então o homem evolui gradativamente. Com sua mudança física e comportamental (como por exemplo: o corpo que se adapta ao ambiente e o cérebro que se torna maior, o que indica possivelmente uma maior funcionalidade cerebral) vemos a adoção de práticas e costumes que facilitam a sua sobrevivência e vida em sociedade.

O uso das ferramentas possibilitou ao homem a desenvolver a caça, a pesca, a coleta, mas devido a não desenvolver práticas de plantio, o homem ainda era nômade. À medida que os recursos da terra se acabavam, ele era forçado a procurar outro lugar que fornecesse os materiais necessários para a sua subsistência.

O homem também já apresentava traços religiosos como ritos (cultos) que buscavam que a natureza o favorecesse, facilitando as atividades agrícolas. Também pintavam situações como caçadas, situações sobrenaturais e cenas do dia-a-dia. Estas pinturas são conhecidas como pinturas rupestres.

Com a introdução da atividade agrícola, o homem passa a se instalar fixamente em um determinado local. Tal situação permitiu a organização do trabalho coletivo e o crescimento demográfico. Outras atividades como cerâmica, a tecelagem e etc., também foram importantes para o desenvolvimento humano na época da Pré-história.

O desenvolvimento humano na História

Com a invenção da escrita, vemos o surgimento da História. A partir de então vemos uma distribuição do homem por diversos pontos do planeta. Algumas sociedades destacavam-se ao decorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com