TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho embragabilidade no direito

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.640 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

LISTA DE TABELAS

TABELA 1

Empresarial / M&A.

7

TABELA 2

Contencioso trabalhista.

8

TABELA 3

Contencioso cível.

8

TABELA 4

Contencioso tributário.

8

TABELA 5

Consultivo tributário.

9

TABELA 6

Honorários dos advogados por estados.

10

TABELA 7

Valores para uma jornada semanal de 20 horas.

12


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO

1

1.1

ADVOCACIA NO BRASIL

2

2

ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO

3

2.1

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO

3

2.2

DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO PARA ADVOGADOS

5

2.2.1

Fraquezas

6

2.2.2

Oportunidades

7

2.2.3

Valores de consultas dos advogados por estados

9

2.3

ANÁLISE DE SWOT

12

2.3.1

Pontos Fortes

13

2.3.2

Pontos Fracos

13

2.3.3

Oportunidades

14

2.3.4

Ameaças

14

3

CONCLUSÃO

15

REFERÊNCIAS

15


  1. INTRODUÇÃO

A palavra advogado deriva do latim ad-vocatus, o que é chamado em defesa. Assim podemos defini-lo como aquele que é chamado para defender uma causa, e cumprir sempre o seu dever com dignidade e competência, buscando a realização da justiça. Desde a antiguidade verificou-se que não há verdadeira justiça sem que fosse reconhecido o direito de defesa do acusado. Esta necessidade de defesa dos acusados, por pessoas instruídas e idóneas assegurou-lhes um mínimo de dignidade e igualdade perante as leis e os tribunais.

A Advocacia tem sua origem principalmente no império romano, tendo o advogado como defensor e a outra parte como jurisconsulto. Desde suas origens, três características principais definiram o bom advogado, sendo elas: a oratória, a virtude e o saber.  O advogado defensor/orador era a referência no mundo antigo (Caldeia, Babilónia, Egipto, Judeia, Pérsia e Grécia) tendo conseguido assinaláveis êxitos forenses com absolvições em veredictos que pareciam selados. Oradores famosos, como Péricles e Demóstenes, tornaram-se advogados consagrados, granjeando grande reputação.

No decorrer do tempo, a atividade dos advogados passou tanto a defesa como ao aconselhamento dos seus clientes ou constituintes. Em ambos os casos, os advogados interpretam o Direito e aplicam-no a situações específicas: examinam casos e processos e procuram legislação que lhes seja aplicável, consultando, estudando e interpretando leis, decretos-lei, regulamentos e outras disposições legais. Saber interpretar os textos legais é uma necessidade permanente destes profissionais, pois estes textos podem comportar múltiplos sentidos, contendo, por vezes, expressões ambíguas ou obscuras e conceitos de difícil determinação, que em geral são abstratas.

Sendo as mais complexas situações que o advogado está sujeito a lidar, o profissional deverá manter conexão a um campo de especialização dos diversos ramos do Direito: Direito Administrativo, Penal, Tributário,  Trabalho, da Propriedade Intelectual, ambiental e outros. Além de ter uma ampla formação cultural, baseada em conhecimentos de áreas tão diversas como Ciência Política, Filosofia, História, Economia, Gestão ou Informática, e por vezes necessitando da colaboração de outros profissionais para garantir um bom desempenho na carreira.

Independentemente da sua especialização ou área de atividade, os advogados devem agir como servidores da Justiça e do Direito, mantendo sempre, a independência e isenção no exercício da sua profissão. Dados os seus deveres e responsabilidades, a atividade destes profissionais é regulada por um conjunto de regras éticas que devem cumprir escrupulosamente.

Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos, e do nível de civilização a que chegamos. O profissional atual do Direito deve ser capaz de fazer análises globais das questões. É dessa maneira que ele poderá buscar a solução mais adequada ao seu caso. A visão de negócios e o pensamento empreendedor permitem ao advogado atuar como um verdadeiro gestor de assuntos jurídicos. Tais características estão ligadas à advocacia moderna, e a exigência delas cresce a ritmo constante. 

A análise de Leandro Rodriguez Torres (site Migalhas) mostra que o porvir da profissão legal, envolve vários fatores e discussões, como trabalhos dos advogados "in-house", o acesso à Justiça, as várias técnicas que surgiram nos últimos anos, e principalmente a evolução do mercado legal aliado as tendências tecnológicas. A transformação da área Jurídica estará ligada diretamente ao avanço da tecnologia. Ela irá de uma simples pesquisa em bases de dados, até o uso de tecnologias de realidade virtual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (358.7 Kb)   docx (831.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com