TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traumatologia e identificação Humana por DNA

Por:   •  31/5/2015  •  Exam  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo Traumatologia e Identificação Humana por DNA.

Traumatismo é qualquer lesão aberta ou fechada produzida no organismo pela ação de um agente exógeno. Na medicina legal, lesão é qualquer modificação da normalidade que tenha origem externa e que seja capaz de provocar dano pessoal.

O exame pericial de lesões corporais tem a finalidade de constatar as lesões, a natureza do agente, de sua intensidade e localização, sua cronologia, suas consequências e compatibilidade com o histórico.

Lesões punctórias – são lesões produzidas por ação perfurante, por instrumento de pequeno calibre; atua por pressão, afastando as fibras do tecido, penetrando-o.

Lesões incisas – são lesões produzidas por ação cortante.

Lesões contusas – são lesões produzidas por ação contundente, onde o instrumento atua por compressão, tração, contato tangencial, sucção ou explosão.

Lesões perfuro-incisas – são produzidas por ação perfurante e cortante simultaneamente.

Lesões corto-contusas – lesões produzidas por ação cortante e contundente de forma simultânea. Frequente ocorrência de mutilações.

Lesões perfuro-contusas – lesões produzidas por ação perfurante e cortante. Feridas de entrada e de saída.

Projetis de arma de fogo – instrumentos perfuro-contundentes mais encontrados nos exames periciais.

Orifícios de entrada – disparo à distância é o que somente os projetis disparados alcançam uma vítima.

Orifícios de saída – os ferimentos de saída de um projétil independem da distância do disparo. Como características pode-se destacar que possuem dimensões maiores que as do orifício de entrada.

Trajeto – percurso percorrido pelo projétil no interior do corpo da vítima.

Identificação humana por DNA

Identificação humana por DNA – no interior dos organismos, a maior parte das informações genéticas está contida nos cromossomos, formados em sua estrutura química por ácido desoxirribonucleico (DNA). O DNA é formado por uma sequência de nucleotídeos que são compostos de açúcar, fosfato e uma base nitrogenada. Cada célula humana contém 23 pares de cromossomos, sendo o 23º par responsável pela definição do gênero, XX – feminino e XY – masculino. Importante salientar que o DNA mitocondrial é herdado sempre da mãe.

O DNA humano possui diferentes regiões polimórficas, e muitas estão relacionadas a características fenotípicas, porém, outras não têm nenhuma relação com características.

Hoje em dia, os marcadores genéticos mais utilizados são para identificação humana são os STRs, que apresentam estrutura de polimorfismo formada por uma pequena sequência de bases nitrogenadas, chamada de motivo, que se repete ao longo de um trecho de DNA. Para se revelar polimorfismos de 16 locos são necessários 16 pares de marcadores em sequência biológica, a saber:

Extração de DNA; quantificação de DNA; amplificação de DNA e eletroforese de DNA.

 

 

1 – A energia cinética pode ser transferida com o uso de forças ou instrumentos utilizados em diferentes ações. Quais são elas? Faça um quadro relacionando a ação em que o instrumento é utilizado e o nome da lesão correspondente.

Ações:

- contundentes

- perfurantes

- cortantes

        1 + 2 -> perfuro-contundentes

        1 + 3 -> corto-contundentes

        2+ 3 -> perfuro-cortantes

Energia cinética para o corpo por meio de uma superfície ou área:

Em ação ativa - seguimentos de madeira, blocos rochosos, cassetetes, mãos e pés, coronhadas, barras metálicas, martelo, machado (quando usados o lado oposto do gume) arcada dentária.

Em ação passiva - solo, como em quedas (projeções).

2 – Quais os tipos de lesões produzidas por instrumentos em ação contundente? Separe-as em fechadas e abertas e descreva-as sucintamente.

Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Suas lesões mais comuns se verificam externamente, embora possam repercutir em profundidade. As lesões agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, contragolpe e também de forma mista. Podem ser feitos por meios ou instrumentos geralmente de superfície plana e atuam sobre o corpo humano produzindo as mais diversas modalidades de lesões.

Podem ser lesões fechadas, onde a pele não é rompida, e lesões abertas, onde ocorre o rompimento da pele.

FECHADAS:

Rubefação – energia baixa, lesão mais simples, hiperemia (vermelhidão), dilatação de capilares e vênulas locais, aparece em 1 minuto, persiste por 10 minutos.

Tumefação – energia um pouco mais intensa, sempre acompanhada pela hiperemia (vermelhidão), elevação e palidez na área central de impacto, aparece em 1 a 3 minutos, persiste por mais tempo que a hiperemia.

Equimose – infiltração do sangue nas malhas dos tecidos que pode denunciar o instrumento causador, evolução cromática, vermelho-violácea, azulado, amarelado.

Hematoma – hemorragia que, pelo volume e velocidade, afasta os tecidos vizinhos e ocupa espaço próprio, formando nova cavidade.

Bossa Sanguínea e Serosa – aumento de volume nos tecidos por coleção de líquido que os infiltra intensamente, decorrente de distúrbio circulatório localizado.

Entorce – estiramento da cápsula de uma articulação, com ou sem rotura do ligamento.

Luxação – deslocamento permanente das superfícies articulares.

Fratura – uma solução de continuidade do osso, origem traumática na maioria dos casos.

Rotura visceral – rompimento das vísceras abdominais e torácicas como resultado de impacto sobre o tronco ou por compressão forte e progressiva desse segmento.

ABERTAS:

Escoriação – arrancamento traumático da epiderme.

Ferida contusa – solução de continuidade causada pela ação contundente.

Esmagamento – lesões em que todos os planos anatômicos de um segmento do corpo são comprimidos e triturados pelo agente contundente.

3 – Mencione cinco instrumentos distintos e os tipos de lesões que eles podem produzir dependendo do tipo de ação em que eles forem utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com