TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributário - Orçamento Município de Dois Irmãos

Por:   •  26/4/2022  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 2

ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS – RS.

De plano, cabe salientar que tanto a receita estimada quanto a despesa fixada, quanto ao ano de 2021, no município de Dois Irmãos – RS, correspondem ao montante de R$ 110.915.296,00, conforme evidencia a Lei n.º 4.858/2020 do referido ente municipal. Nessa perspectiva, a despesa com a Administração do município em questão gira em torno de R$ 19.617.741,36 (17,69%), sendo uma das rubricas que mais chama atenção. Isso porque o gasto com tal rubrica representa um dos maiores percentuais relativo às despesas. Significa dizer, pois, que parcela expressiva do erário municipal se destinará a, especial e tão somente, sustentar a máquina pública – sem sequer realizar investimentos ou gerir políticas públicas eficientes, por exemplo.

COMO SERIA UMA SOCIEDADE SEM REGRAS DE TRIBUTAÇÃO?

De plano, cabe salientar que a tributação é fundamentalmente importante ao desenvolvimento econômico e social de uma nação. Isso porque cada um dos entes federativos precisa dispor de algum instrumento apto a conferir-lhe receitas, com vistas a dar conta das necessidades públicas essenciais – o que faz por meio arrecadação, oriunda da implementação e da cobrança de tributos.

Ora, seria muito difícil até mesmo imaginar outro método tanto ou mais eficiente de custear a promoção da saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana, pavimentação de estradas e rodovias, e um universo inteiro de outras demandas, sem a aplicação de uma regulação tributária. Tanto é assim que a existência de um Estado Democrático de Direito depende da adequada absorção e destinação de recursos financeiros provenientes de tributos, inclusive para a satisfação de direitos humanos.

Para além disso, reitera-se tal imprescindibilidade também sob uma perspectiva econômica, uma vez que a realização de investimentos e incentivos, por parte da Administração Pública, em favor dos pequenos, médios e grandes negócios, ajuda a lubrificar a engrenagem econômica. Mais do que isso: favorece o remoção de areia nessa peça tão fundamental ao mercado, de modo geral.

Portanto, assim é que não se pode dar condições de evolução de uma sociedade sem tributação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com