TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica Argumentativa: A ordem dos argumentos

Por:   •  18/11/2016  •  Seminário  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 2

UFF - Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Direito

Disciplina: Introdução ao Estudo do Direito II

Professor Doutor: Carlos Magno Spricigo

Aluno: John Christopher dos Passos e Marcelo Nunes da Rocha

Técnicas Argumentativas – Ordem e Persuasão, §§ 103-104

O objetivo de um discurso argumentativo é conseguir a adesão de um auditório. No discurso argumentativo utilizamos o raciocínio dialético. Nesse sistema, as premissas são verossímeis, existe uma multiplicidade de premissas disponíveis para fundamentar a argumentação. A verdade é fruto de uma convenção entre o auditório e o orador.

Logo, é importante buscar a adesão do auditório através da escolha e ordenamento intencional dos argumentos que potencializem o poder persuasivo do discurso, tornando mais compreensível ao auditório a sua verossimilhança.

Conforme o desenrolar do discurso, o auditório se modifica, por isso o orador deve adaptar-se ao auditório e, se necessário, mudar a ordem de seus argumentos para que seu discurso continue convincente e persuasivo. A ordem dos argumentos favorece a acolhida do discurso pelo auditório.

Leva-se em consideração a aceitação do auditório na elaboração da ordem argumentativa. O principal objetivo do orador deve ser alcançar a adesão do auditório.

Ao ordenar os argumentos deve-se buscar um maior envolvimento de auditório, ressaltar as premissas mais convincentes que vão orientar o pensamento dos interlocutores da maneira desejada pelo orador.

Existem três tipos de ordenamento dos argumentos de acordo com sua força: a ordem por força crescente; a ordem por força decrescente e a ordem homérica ou nestoriana.

No inicio do discurso é aconselhável expor argumentos que gozam de maior aceitação. Assim, o auditório pode ser mais receptivo e mais fácil de convencer.

Outro fator essencial no inicio de um discurso é o exórdio, que tem por objetivo conquistar o auditório, atrair seu interesse. O orador deve criar condições iniciais favoráveis para seu discurso, expondo a si mesmo e valorizando suas qualidades ou as do auditório. Também é possível esclarecer os motivos que tornam importante a discussão de determinado assunto.

Não se deve negligenciar as objeções, mas é importante refutá-las com cautela para que não suscite no auditório argumentos contrários que não eram pensados inicialmente.

Conforme o exposto, é mister evidenciar que a ordem do discurso é a adaptação ao auditório e a situação argumentativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com