TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Por:   •  9/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 11
  1. UM BREVE HISTÓRICO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Antes do século XX, as crianças eram vistas como um mero objeto dentro da família. Ambos eram apenas subordinadas as vontades dos pais e da sociedade, desde cedo a sua rotina já era ordenada no cotidiano do mundo adulto ou seja: eram vistas como adulto em forma de miniatura, começavam a ter responsabilidades logo cedo, onde pais saiam para trabalharem e ambos ficavam responsáveis pelas tarefas de casa, tanto meninos e meninas arcavam com tais responsabilidades.

 Então foi a partir do final do século XIX passando para o século XX, que começaram a surgir um crescente interesse de estudos em favor do comportamento da criança.

Segundo Vivian Peres Day:

Até o final do século XIX [...], a criança foi vista como um instrumento de poder e de domínio exclusivo da Igreja. Somente no início do século XX, a medicina, a psiquiatria, o direito e a pedagogia contribuem para a formação de uma nova mentalidade de atendimento à criança, abrindo espaços para uma concepção de reeducação, baseada não somente nas concepções religiosas, mas também científicas. (DAY,2003, p.12).

Surgiram vários documentos que tiveram a criança como objeto de estudo, a primeira a se declarar após a primeira guerra mundial foi A  Organização Internacional do Trabalho (OIT),  no sentido de instituir  os direitos da criança e do adolescente, ao estipular a idade limite para o ingresso dos jovens na vida econômica ativa. Já em 1924, a Sociedade das Nações Unidas aprovou a Carta da Liga sobre as Crianças, conhecida, também, como Declaração de Genebra.

No Brasil polêmicas, conversas e controversas surgiram a respeito. Portanto foi no ano de 1990 que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) veio para garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Portanto é conhecimento de toda a humanidade que crianças e o adolescentes, para o seu pleno desenvolvimento da sua personalidade necessita de amparo, amor e compreensão. É no seio familiar que eles aprendem com as nossas atitudes, cuidados, comportamento e conduta com eles e com os outros. A família é a primeira linha de defesa da criança e o adolescente.

 Para o ECA no seu artigo 19 toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias.

Este olhar sobre o ECA revela de forma clara que a família é primordial na educação e proteção de seus filhos, mas também deixa evidente que toda criança e adolescente tem direito a uma família, cujos vínculos devem ser protegidos pelo estado e pela sociedade.

Ainda conforme a Constituição Federal, art. 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Fica evidente que a responsabilidade é claramente compartilhada entre Estado, família e sociedade: é dever, é obrigação. Além disso falar em defender os direitos da criança e o adolescente, todos falam, mas não é suficiente. Temos o dever de garanti-los, olhando ambos como prioridade da nação. E se colocarmos esses direitos em ação teremos uma sociedade diferente com um novo olhar.

Vale salientar que não aprofundaremos nesse assunto pois o nosso foco é o abuso sexual de criança e adolescente no âmbito familiar.

  1. CONCEITO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

Se fossemos definir criança, definiríamos como; um ser frágil, dependente, protegidas de todas as adversidades e resguardadas de todos os perigos, um ser de sonho, futuro e esperança mas com a consciência de que ela precisa ser desenvolvida com condições dignas de direitos assegurados para ocuparem lugar na sociedade. Quanto ao adolescente ele é ser com características humanas mais completas, é individual, tem as suas vontades, suas responsabilidades enfim inúmeras qualidades.

Em destaque No estatuto da criança e do adolescente, art. 2º criança, é considerada como pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

O que podemos observar é que a definição de criança e adolescente para o estatuto se limita apenas no aspecto ligado a idade, não levando em conta outras considerações ou seja a transição da idade não se engloba apenas em transformações físicas, mas também todo o processo de mudança e adaptação psicológica, familiar e social.

  1. VIOLENCIA SEXUAL DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

3.1 BREVE HISTÓRICO DA VIOLÊNCIA SEXUAL

O tema da violência sexual não é um tema sociologicamente                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             recente, já que se conhece as práticas violentas desde a antiguidade, onde faziam parte dos costumes da sociedade e eram ocorridos  principalmente contra as mulheres  em alguns países. Antes de completarem a idade adulta muitas mulheres casavam novas com idade entre 13 a 16 anos, pois os pais pareciam que queriam livrar de suas responsabilidades muito cedo para com seus filhos. Assim as meninas antes de completarem seus 18 anos eram prometidas e até mesmo vendidas para um matrimonio sem romantismo, e que na maioria das vezes eram violentadas sexualmente, estupradas porque tinham que ser submissas aos parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com