TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM NÃO A VIDAS SECAS: O RECONHECIMENTO DA ÁGUA COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um resumo do artigo “Um não a Vidas Secas: o reconhecimento da água como direito humano fundamental e suas implicações como bem econômico envasado”, de autoria de Lorenice Freire Davies, o qual apresenta uma discussão sobre a água e as implicações dela como bem fundamental e bem econômico.

2 UM NÃO A VIDAS SECAS: O RECONHECIMENTO DA ÁGUA COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES COMO BEM ECONÔMICO ENVASADO

Este trabalho discerne os aspectos da água sob a perspectiva mercadológica e também sob a perspectiva de direito fundamental. Enfoca a escassez da água e sua relação com o direito humano e também o engarrafamento da água, privatizando o seu domínio.

O homem sempre tratou a natureza como uma fonte inesgotável de bens que poderiam ser explorados e usufruídos sem limites. Imaginava-se que a natureza sempre iria oferecer, não importando o que fizesse com ela, um clima agradável, ar puro e principalmente água potável de forma igualitária para todos. Hoje vemos esse engano. Apesar de nosso Planeta ser chamado de Planeta Água, o mundo já está vivendo uma crise de água e ainda não se deu conta disso. Atualmente 29 países não possuem água doce para toda a população.

No artigo estudado para este resumo, a autora estabelece esta rápida introdução ao tema e segue explanando: no capítulo 2, os termos água e sua complexa categorização; no capítulo 3, a temática da mercantilização da água atrelada as questões dos direitos humanos e fundamentais; segue no capítulo 4 com questões do envasamento da água, suas adjetivações e implicações que restringem determinados direitos; e por fim apresenta sua conclusão do tema, com destaque para a necessidade do poder público em garantir esse bem essencial à vida e do direito brasileiro como efetivador das garantias dos direitos fundamentais humanos.

A água é um elemento natural mais abundante da superfície terrestre, nosso planeta e conhecido como “planeta azul” porque 70% de sua superfície é coberta de água, que se divide em: potável, salobra, doce, destilada, salgada, contaminada entre outras.

A água potável é essencial para a dinâmica da vida, no entanto somente um pequeno percentual dos recursos hídricos existentes em nosso planeta se enquadra nessa classe, tornando assim a água como um bem ambiental, reconhecido pelo Estado como um fator ligado ao desenvolvimento social e econômico e a uma boa qualidade de vida, é direito de cada pessoa ter acesso há água, aceitável e segura para usos pessoais e domésticos.

Nossa Constituição Federal em seu art. 225 diz que: Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações, segundo a constituição a água é regulada como bem de caráter público, no entanto dada a relevância no sistema produtivo e potencial energético, passou a reconhecer a água como um recurso dotado de valor econômico.

Quando a questão do uso da água a Constituição trata a matéria com outra perspectiva, faz previsões legislativa diferenciadas, não há considerando apenas sua qualidade ambiental ou como direito coletivo, mais como algo gerenciado pelo Estado.

Concluímos então que a água é um elemento vital e seu uso é múltiplo e simultâneo por vários segmentos sociais agroindustriais e é de grande relevância a sua diminuição, ao se retirar dos rios uma quantidade maior a que eles retornam e a qualidade hídrica dessa volta ao leito dos rios geralmente é em situação precária porque muitas vezes esse retorno se da como poluição, resultando assim na deterioração dos rios.

A promulgação da “Lei das Águas” cravou um marco na mudança do ambiente institucional regulador do uso da água, implementando a gestão descentralizada e participativa deste bem social, com a atuação do Poder Público, juntamente com a sociedade, ocasionando a criação de um arcabouço de instituições atuantes neste processo, como os Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas e os Comitês de Bacia, optando-se pela Bacia Hidrográfica como unidade básica de planejamento e operação do sistema, prevendo, instrumentos específicos, exclusivamente delineados para o gerenciamento das águas. Destaca-se que o domínio público da água, não se confunde com a propriedade, configurando mera gestão de bem público. Pois, nem a gestão pública da água, nem seu valor econômico são suficientes para classificá-la como mercadoria. Isso porque a água é essencial à sobrevivência dos seres bióticos, portanto, direto fundamental universal.

Atribui-se ao Estado o dever de garantir o mínimo essencial à qualidade de vida, das presentes e futuras gerações. Cabe ao Poder Público o dever de fornecimento de água, respeitando os padrões de potabilidade, a gestão hídrica, a tutela administrativa e judicial das águas e a conscientização da importância da atuação conjunta entre Poder Público e a sociedade; vale ressaltar quatro dimensões essenciais:

1 - A dimensão humanitária da dignidade humana que implica em criar condições de acesso a um mínimo de água, necessária à sobrevivência humana;

2 - A dimensão econômica nos remete à ideia de água como bem natural limitado quanti-qualitativamente, sendo necessária para sua exploração grandes investimentos econômicos;

3 - A dimensão social, “a água é fator de inclusão social”;

4 - A dimensão sanitária que nos lembra de que não basta à disponibilidade de uma quantidade mínima de água, porém a “água deve ser limpa”, não poluída, inclusive, por uma questão de saúde pública.

Para que a água chegue a todos é preciso fazer grandes investimentos e propor uma nova ética que demanda grandes esforços da implementação política e a participação da população, visando “mudar a maneira pela qual se olha para a água, deixando de lado os interesses econômicos”.

Existe um voraz mercado internacional da água, que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com