TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Sobre a Violência Contra Crianças e Adolescentes

Por:   •  21/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.604 Palavras (15 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA

Curso de Direito

PROJETO DE PESQUISA

Um estudo sobre a violência contra crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza, a fim de mostrar as causas responsáveis por esse alto índice. E ENSINO MÉDIO NÃO PROFISSIONALIZANTE E A PSSIBILIDADE DE ESTÁGIO

  1. EM ÓRGÃOS PÚBLICOS OU PRIVADOS

  1. Larissa Gomes Lourenço

Matrícula 2016103606

Orientadores: Professora Me. Gisleuda de Araújo Gabriel (Metodologia)

  1. Machado Novais

                                                 

                                                  SOBRAL – CEARÁ

2016

LARISSA GOMES LOURENÇO

U       Um estudo sobre a violência contra crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza, a fim de mostrar as causas responsáveis por esse alto índice. E ENSINO MÉDIO NÃO PROFISSIONALIZANTE E A PSSIBILIDADE DE ESTÁGIO

  1. EM ÓRGÃOS PÚBLICOS OU PRIVADOS

Projeto de Pesquisa apresentado como exigência da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação metodológica da professora Me. Gisleuda de Araújo Gabriel.

  1. SOBRAL – CEARÁ
  2. 2016

             Sumário:

  1. Tema..............................................................................4

1.1 Delimitação.....................................................................4

  1. Problemática .................................................................5
  2. Justificativa....................................................................7
  3. Referencial Teórico........................................................9
  4. Objetivos ......................................................................11

5.1 Objetivos específicos....................................................11

 6)  Hipótese  ......................................................................12

 7)  Metodologia  .................................................................13

 8)  Referências bibliográficas .............................................14

  1. TEMA:

     A violência contra crianças e adolescentes.

  1. Delimitação:

ETO DE PESQUISA

    Um estudo sobre a violência contra crianças e adolescentes na cidade de Fortaleza, a fim de mostrar as causas responsáveis por esse alto índice. E ENSINO MÉDIO NÃO PROFISSIONALIZANTE E A P                

  1. 2  Problemática:

     A violência contra crianças e adolescentes acontece desde os primórdios na sociedade, pois sabemos que esse tipo de violência é caracterizado como todo e qualquer ato que provoca danos físicos, sexuais e psicológicos à vítima, no entanto é perceptível que há uma renegação nos direitos dos jovens para que ele seja tratado como pessoa em crescimento. E assim como antigamente, ainda existem diversos casos que assustam a população atualmente. Por isso, não dar para falar de violência contra os jovens sem lembrar-se da capital do Ceará, a qual tem grande destaque perante a sociedade devido seus elevados índices de agressões físicas e morais que denigrem o futuro de cada criança.

    As taxas de homicídios que ocorre na cidade de Fortaleza revelam a dimensão do problema, visto que elas evidenciam uma série de fatores que mostra serem as principais causas dessa questão, como: turismo e desigualdade de renda. Para tomarmos conhecimento sobre a gravidade da situação, devemos considerar a pesquisa realizada pelos autores do “Mapa da Violência: adolescentes de 16 e 17 anos”, no Brasil que afirma que o Estado do Ceará teve a terceira maior taxa de assassinatos de adolescentes, no Brasil no ano de 2013. E o perfil mais comum entre essas vítimas eram de negros, do sexo masculino e pobre, que era executado na maioria das vezes por armas de fogo, motivos pelo qual ainda hoje aterroriza toda população. Assim, evidenciamos que as desigualdades sociais ainda prevalecem em todo nosso país, e provoca consequências desastrosas. Sendo o fator econômico o principal motivo que leva os jovens a serem influenciados por marginais, no entanto é na busca da melhoria de vida pelo caminho mais fácil, que eles acabam por perder ela, além de arriscar a de seus parentes e amigos. E ainda tem a desestruturação familiar, a qual ainda afeta bastante o psicológico de crianças e adolescentes. A ausência do pai, ou da mãe, ou até mesmo brigas constantes entre os familiares, ocasionam a rebeldia e esse legado de violência dos adolescentes.

     

   Um aspecto relevante a ser considerado é à localização geográfica estratégica em relação às rotas aéreas internacionais e as belezas naturais da capital do Ceará, motivo pelo qual ela está se tornando umas das principais cidades de rota do turismo sexual. Então, é preciso registrar que o abuso sexual contra crianças e adolescentes e a exploração do corpo são práticas que ocorriam há muito tempo e está cada vez mais presente em nosso cotidiano.

    Logo, é dessa forma que ocorrem diversas fatalidades de jovens garotas, devido essa exposição acessível para qualquer estranho. Quanto ao abuso sexual, ele é praticado por chefes de máfia que aproveitam das necessidades infanto-juvenis para comercializá-los, garantem a submissão dessas crianças e adolescentes, ameaçando-as ou prometendo-as em ajudar para ter um futuro melhor. Além da exploração de bandidos, muitas vezes o abuso é praticado dentro da própria casa, pelos pais, tios, primos, quem quer que seja, revelando o lado doentio desses familiares.  Esse tipo de violência é ainda mais preocupante, visto que o medo prevalece e a omissão de denúncias impossibilita a resolução desse problema.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com