TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Segunda Visão

Por:   •  12/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

A partir da palestra oficial começaram a surgir as criticas, já era de se esperar que tais fossem acontecer, sendo que as mesmas tiveram suas pontualidades. Os autores das criticas mais ostensivas chegaram a consultar se suas criticas seriam rebatidas de alguma forma por Charles Snow, e se teriam o seu consentimento para dar andamento nas publicações. Na maior parte do caso Charles Snow preferiu não rebater de imediato, pois segue o preceito que debater sobre um assunto imediatamente quando e exposto serve muito mais para uma satisfação psicológica que uma aproximação da verdade. Mas no geral as criticas recebidas foram respeitadas e ponderadas, servindo de base para uma reformulação da Palestra.

Durante a Palestra foram utilizadas qualificações e ilustrações afim de facilitar a compreensão do exposto, porem tais medidas tiveram uma compreensão errônea do contexto. Um exemplo esta diretamente relacionado ao titulo que inflige a frase “Duas Culturas” aonde o propósito era exemplificar que dentre os cientistas e os literatos existe pouca comunicação, e não que os literatos detêm o mérito de serem os únicos tomadores de decisão mas sim que influenciam as outras camadas que realizaram o mesmo.

Outro ponto criticado também foi o uso da palavra “cultura”, aonde era preferível pela critica que se denominasse “Dialogo entre Dois Sistemas Mundiais”. Sendo que a definição de cultura remete a qualidades e faculdades que caracterizam nossa humanidade, o que implica na denominação de dois grupos que dividem a mesma formação especifica sobre determinado gênero de ciência. Outro ponto em desavença seria listar os grupos apenas em dois, onde críticos vao defender que existem infinitas subdivisões, quando na proposta da Palestra a base para se intitular em duas vem da analise na educação inglesa aonde os campos que hoje se definiriam como humanos e exatos formavam dois grandes grupos que não se conversavam. Mesmo tendo dois campos muito bem definidos também já e observável a época a formação de uma terceira cultura que começava a se desenvolver a partir da cooperação entre os dois outros campos.

O campo das biológicas começa então a se estruturar e levantar debates que envolvem a consciência do ser humano com seus semelhantes, deixando apenas a perspectiva singular que atrapalha a evolução cientifica como um todo, sendo apresentada na palestra nos termos da solidão, tragédia fundamental e no individual da vida de cada um. O ponto e que partir do momento que se causa interação entre as ciências, gera evoluções cientificas e as mesmas contribuem para novos meios de suprir as necessidades básicas de nações que ainda não atingiram o ponte de revolução cientifica para conseguir resolver seus próprios conflitos.

        Mais um âmbito criticado durante a palestra foi a falta de partidarização politica, de forma mais direta os críticos gostariam que houvesse uma posição definida sobre a guerra fria dentro do conteúdo ministrado, e mesmo Charles Snow sendo um critico da metodologia politica adotada, preferiu se abster nesse contexto. E ressalta que a mudança e gradativa porem temos que começar a educar de forma mais plural o quanto antes para poder observas as mudanças nas próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (296.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com